Dep. Carla Morando
Deputada estadual que mais destinou emendas parlamentares para entidades sociais do Estado de São Paulo na 19ª Legislatura, Carla Morando foi reeleita com 177.773 votos, sendo a mais bem votada da história de São Bernardo do Campo. É fisioterapeuta por formação, empresária e casada com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, com quem teve os filhos Antonella e Orlandinho.
Sempre lutando para o desenvolvimento econômico do Estado e geração de empregos, Carla Morando é vice-líder da Federação PSDB/Cidadania na Assembleia Legislativa, é membro titular das Comissões de Infraestrutura e de Atividades Econômicas. É responsável pela criação da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e em Prol ao Bom Prato e às Entidades Assistenciais; Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico, da Indústria e do Comércio do Estado de São Paulo e em Prol dos Setores Automotivo, Supermercadista, Têxtil e de Confecções e do Gás Natural; e Frente Parlamentar em Prol da Linha 20 Rosa do Metrô.
Defensora da área de segurança, a deputada é autora do Projeto de Lei que deu origem a Lei 17.653 de 2023, que prevê que os guardas civis municipais e demais agentes de segurança pública municipal cumpram pena em locais restritos dos demais presos e da Lei nº 17.345, de 12 de março de 2021, que dispõe sobre a cessão de armamento da Polícia Militar e da Polícia Civil aos servidores das Guardas Civis Metropolitanas do Estado de São Paulo.
Também é de sua autoria a Lei nº 17.166, de 30/09/2019, que institui a Campanha "Quem Ama Vacina", no âmbito do Estado; Lei nº 17.557, de 21/07/2022, que dispõe sobre a criação do Programa Estadual de Regularização de Terras, nos casos em que especifica; Lei nº 17.679, de 14/04/223, que denomina "Ator Paulo Gustavo" o Túnel TNL 045/150, localizado no km 45,468 sentido norte da SP 150 - Via Anchieta, em Cubatão; e da Lei Lei nº 17.139, de 26/08/2019, que inclui no Calendário Turístico do Estado o evento "L'Étape Brasil by Le Tour de France", em Campos de Jordão.
Na Alesp, tem também sua atuação voltada ao corte de gastos públicos e privilégios. Não usa carro oficial a que tem direito e defendeu a extinção da frota de carros na Alesp como forma de reduzir custos. Em quatro anos, economizou R$ 1,5 milhão no primeiro mandato, usando apenas 14% dos valores disponíveis a cada deputado com verbas de gabinete.
Desde o primeiro mandato, Carla Morando defende investimentos na área da Saúde, execução de importantes obras viárias, programas habitacionais e repasse de recursos para entidades assistenciais. Além disso, carrega como prioridade a proteção às mulheres e a causa animal. Atuante na área da saúde, trabalhou no CAISM e no Hospital Mário Covas de Santo André, realizando trabalho na área de Saúde da Mulher por mais de cinco anos, na reabilitação pós-cirúrgica de mastectomia e tratamento de câncer de colo de útero.