Gustavo Petta
(Ex-Parlamentar)


Biografia

Nascido em Campinas em 26 de dezembro de 1980, Gustavo Lemos Petta iniciou sua trajetória aos 16 anos, quando se elegeu presidente da União Campineira de Estudantes Secundaristas (UCES) e liderou a luta que resultou na conquista de 60% de desconto no transporte público para estudantes – um direito até hoje em vigor. No início dos anos 2000, quando cursava a faculdade de Jornalismo, presidiu o DCE da PUC-Campinas.

Entre 2003 e 2007, Petta teve o que ele considera uma das suas mais importantes experiências de vida: ser presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) por dois mandatos consecutivos – feito inédito na história da entidade. Nesse período ajudou a formular, junto ao presidente Lula, o Programa Universidade para Todos (Prouni) – que incluiu mais de 1 milhão de jovens de baixa renda no ensino superior.

Na sequência, exerceu por dois anos o cargo de secretário de Esportes e Lazer de Campinas – ocasião em que implantou ciclofaixas, trouxe de novo para a cidade os Jogos Universitários, viabilizou a montagem de uma equipe nacional de vôlei e deu início à construção do centro olímpico de alto rendimento.

Em 2010, foi candidato a deputado federal, obtendo mais de 60 mil votos e ficando na sexta suplência. De fevereiro de 2014 a janeiro de 2015 assumiu o posto de deputado federal em Brasília e participou da aprovação de leis importantes, como o Marco Civil da Internet e o Plano Nacional de Educação, além de destinar mais de R$ 3 milhões em emendas parlamentares para o nosso município e região.

Em 2012 foi eleito vereador em Campinas com 3.219 votos. Em 2016 foi reeleito com 4.211 votos. Entre as principais leis aprovadas pelo parlamentar do PCdoB estão a lei que garante o acesso gratuito a menores de 12 anos em eventos esportivos, a lei que proíbe homenagens a torturadores em ruas e prédios públicos e a lei que instaura o programa Cultura Viva Municipal. Nos primeiros quatro anos de atuação legislativa, Petta protocolou 40 projetos de lei, 345 requerimentos e 860 indicações. Em 7 de maio de 2018, Petta se licenciou do cargo para assumir cadeira na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, da qual era suplente.
 

alesp