Ex-reitor da Unicamp é ouvido na CPI das Universidades Públicas


04/09/2019 14:56 | Gestão das Universidades Públicas | Maurícia Figueira - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Valeria Bolsonaro e Professor Kenny<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239320.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wellington Moura preside a CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239321.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Tadeu Jorge<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Tadeu Jorge, Carla Morando e Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239323.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel José e Arthur do Val<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239325.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na CPI	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239326.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Gestão das Universidades Públicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239327.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ex-reitor da Unicamp José Tadeu Jorge compareceu na manhã desta terça-feira (4/9) na Assembleia Legislativa para responder questionamentos dos deputados da CPI da Gestão das Universidades Públicas, presidida pelo deputado Wellington Moura (PRB).

Os pontos principais da reunião foram a existência de funcionários da Unicamp com duas matrículas diferentes e salários acima do teto constitucional. Um dos exemplos de servidor com dupla matrícula é o próprio José Tadeu Jorge, que na época em que era reitor, de 2013 a 2017, tinha um registro como professor titular e outro como reitor. A respeito disso, afirmou que um dos requisitos para se tornar reitor da Unicamp é ser professor titular em tempo integral. Segundo o ex-reitor, "o exercício desses dois cargos simultâneos está previsto na Constituição como acúmulo de um cargo de professor com um cargo técnico, um cargo técnico que vai fazer a gestão da universidade".

Quanto ao recebimento de salários acima do teto constitucional, o ex-reitor afirmou que seguiu as orientações dos órgãos públicos. "Nós da Unicamp temos uma sentença do Tribunal de Justiça de São Paulo que diz que a maneira como a Unicamp aplica o teto é correta, através do congelamento. Aliás, exatamente o que foi sugerido pelo Tribunal de Contas do Estado."

Sobre a questão do teto salarial, o ex-reitor destacou que o Estado de São Paulo tem o segundo menor teto do país. De acordo com ele, os professores estão deixando as universidades públicas para receberem salários melhores em outras instituições, o que pode acarretar perda de qualidade das universidades. O deputado Barros Munhoz (PSB) declarou: "Um problema que precisa ser solucionado é a questão salarial. O teto massacra o funcionamento das universidades. As universidades paulistas são melhores do que a grande maioria das universidades da América Latina".

Os deputados também aprovaram, durante a reunião, requerimentos da pauta. Entre eles, os de autoria da deputada Carla Morando (PSDB), solicitando uma lista detalhada de todas as pesquisas pagas pelas universidades públicas nos últimos oito anos: "O requerimento aprovado hoje é para desmitificar uma polêmica gerada semanas atrás a respeito de outro requerimento meu. Fizeram um barulho muito grande, disseram que era uma quantidade imensa de pesquisas. Esse requerimento esclarece as informações que quero. Não se trata de um levantamento de todas as pesquisas, quero apenas as financiadas, parcial ou integralmente, pelas universidades".

Estiveram presentes, além dos citados, os deputados Arthur do Val, Daniel José, Isa Penna, Professora Bebel, Professor Kenny e Valeria Bolsonaro.

alesp