Reitor da Unesp comparece à reunião da CPI das universidades paulistas


19/06/2019 15:19 | Gestão das Universidades Públicas | July Stanzioni e Karina Freitas - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Professor Kenny, Caio França e Carlão Pignatari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236097.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sandro Roberto Valentini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236098.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arthur do Val e Douglas Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236099.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sandro Roberto Valentini, Carla Morando e Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236100.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236101.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Gestão das Universidades Públicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236102.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Problemas financeiros enfrentados pela Unesp foram relatados pelo reitor da universidade, Sandro Roberto Valentini, aos deputados da CPI que investiga possíveis irregularidades nas universidades paulistas. A reunião foi realizada na quarta-feira (19/06) e Valentini também esclareceu aos parlamentares questões ligadas à gestão dos recursos públicos da Unesp e sobre contas da universidade em poder da CPI.

"É possível para o reitor dar conta dessa crise conjuntural com o fundo de reserva que nós sempre tivemos, mas foi dilapidado na gestão anterior. Temos hoje uma crise estrutural, ou seja, quando o modelo foi idealizado em 1989, previa a folha dos inativos, mas ela cresceu", explicou o reitor.

O presidente da CPI, deputado Wellington Moura (PRB) apontou possíveis irregularidades na administração financeira da instituição. Segundo o parlamentar, há de se tomar medidas sobre a questão com urgência. "Todas as secretarias se adaptaram, algumas diminuíram os seus custos e as faculdades, na minha concepção, continuaram aumentando os custos. Claro que há um número de professores que se aposentaram e isso aumentou a folha, e acabou afetando as universidades, que têm que fazer seu papel e um bom gerenciamento do recurso que é repassado para elas".

A CPI também aprovou dois requerimentos da deputada Professora Bebel (PT), dentre eles, o que solicita informações às reitorias de Usp, Unesp e Unicamp sobre o cumprimento do Governo do Estado sobre o que dispõe o artigo 27 da Lei Complementar 1010/2017, responsável pela criação da São Paulo Previdência, a SPPREV. "Temos que pegar primeiro as questões estruturais e vamos analisar", disse a Professora Bebel.

Estiveram presentes à reunião os deputados: Arthur do Val, Caio França, Carla Morando, Daniel José, Douglas Garcia, Paulo Fiorilo, Professora Bebel, Professor Kenny, Roberto Engler e Wellington Moura.

alesp