Alesp e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência assinam termo de cooperação

Primeira ação da parceria será um curso de Libras para os servidores da Casa, promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista
08/05/2024 18:51 | Inclusão | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Alesp assina termo de cooperação  com Secretaria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg323919.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente André do Prado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg323920.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agnes Sacilotto, diretora-presidente do ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg323940.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário Marcos da Costa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg323921.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Natacha Jones, diretora-executiva do ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg323922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para democratizar ainda mais a Casa do Povo, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) assinaram, nesta quarta-feira (8), um termo de cooperação com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas com deficiência ao Parlamento, a primeira ação da parceria será a promoção de um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os funcionários da Casa.

"É mais um avanço para a Assembleia Legislativa. Quando a gente firma esse termo de cooperação com essa importante secretaria de inclusão do nosso estado, nós estamos demonstrando que a inclusão faz parte desta Casa. Nós queremos que todos que entrem aqui possam ser incluídos", disse o presidente da Alesp, André do Prado (PL).

O presidente anunciou ainda que a parceria com a Secretaria deve gerar mais frutos para o Parlamento. "A intenção é trazer novos cursos que visam a inclusão e, com isso, a gente vai diminuir o problema de pessoas que não têm o acesso à Casa, porque não tem pessoas preparadas para incluí-las. Então, a gente vai trabalhar muito e em breve, vamos anunciar novas ações nesse sentido", completou o presidente.

Na mesma linha, o chefe da Pasta, Marcos da Costa, comemorou a parceria e a importância de capacitar os trabalhadores da Assembleia. "É a oportunidade de permitir que esses cidadãos com deficiência auditiva possam vir para cá dialogar com os deputados e deputadas. Nós queremos estar ao lado nesse movimento de deixar a Casa do Povo ainda mais democrática", afirmou o secretário, que ainda parabenizou os parlamentares pela criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançada nesta Legislatura (20ª).

O curso

"O ILP pretende que os servidores da Alesp acompanhem essa iniciativa e se empenhem no curso. Existe um grande objetivo em torno dessa parceria que é ajudar a comunidade de pessoas surdas brasileiras a fortalecerem a sua cultura e sua identidade, e só vamos conseguir isso se capacitarmos o maior número de pessoas para a Língua Brasileira de Sinais, para efetivar a comunicação dessas pessoas com os demais cidadãos", defendeu a diretora-executiva do ILP, Natacha Jones.

Oferecido para os servidores da Casa, o curso será ministrado de forma online, pela plataforma Zoom, e terá 40 horas de duração, sendo 30 de aulas ao vivo e 10 de atividades complementares. Aqueles que cumprirem os requisitos mínimos, receberão um certificado ao final das aulas.

"A presença do servidor no curso significa fortalecer a própria Alesp. A gente espera que todos participem e estudem, porque a capacitação exige também estudo e determinação para aprender, porque é como se fosse tentar aprender uma segunda língua", comentou Natacha.

Confira mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720316801958

alesp