Fórum sobre o Autismo é realizado na Alesp: "Inclusão depende de capacitação"

Parlamento Paulista recebeu segunda edição do evento em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
18/09/2023 19:54 | Inclusão | Jaqueline Fervolli - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309039.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Caio França (PSB)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308992.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Eduardo Suplicy (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308993.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência - 21 de setembro -, foi realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (18), o 2º Fórum de Acessibilidade para o Autismo.

O evento, solicitado pelo deputado Caio França (PSB), foi organizado por Amanda Ribeiro, mãe de autista e fundadora da Inclui Treinamentos, empresa criada com objetivo de democratizar a informação para famílias e profissionais sobre o transtorno do espectro autista.

"Esse Fórum foi criado com objetivo de capacitar. Como que a gente vai conseguir que os autistas sejam incluídos em qualquer lugar? Através da capacitação. E pra gente incluir, a gente precisa conhecer", ressaltou.

Ela contou que após o diagnóstico do filho, hoje com sete anos, foram diversos desafios pela inclusão, o que a levou a buscar cada vez mais informação e replicar esse conhecimento para ajudar outras famílias. "Tudo o que a gente imaginar de serviço para autistas, esse profissional precisa ser capacitado". Amanda frisou, por exemplo, serviços comuns que são essenciais, como de cabeleireiro, dentista e enfermeiro.

Além da realização na Capital, nesta semana, os municípios de Praia Grande e Mongaguá também receberão o treinamento.

Conhecimento

Mães, pais, profissionais de Educação, de Saúde e também de entretenimento de diversas regiões do Estado estiveram presentes no Palácio 9 de Julho. Entre essas pessoas, estava o mágico Ettore, de Campinas, que buscou se aprofundar para maior conexão e inclusão do público em suas apresentações. "Isso é um tema que me desperta, porque eu trabalho com crianças, e se não me esforço para integrar elas o máximo possível, não adianta. Por isso vim buscar informação com pessoas que vivenciam no dia a dia", explicou.

Rede de apoio

Após participar de uma capacitação como a de hoje, na Alesp, a também mãe atípica Cíntia Paneco viu uma luz no fim do túnel. Ela contou que a partir daí foi um grande processo de aprendizado, que a levou criar, em 2020, uma associação sobre o tema em Olímpia, cidade em que vive. "Nós atendemos 120 famílias onde o SUS não consegue atuar", contou.

Cannabis

O deputado estadual Caio França (PSB) enfatizou a importância da inclusão em relação ao Fórum. "A Assembleia precisa estar preparada para essa mudança de comportamento, uma evolução constante e permanente, seja do ponto de vista de diagnóstico, seja do ponto de vista de auxílio, medicamento".

O parlamentar destacou a Lei 17.618/2023 de sua autoria, que inclui a Cannabis no SUS. "Muitos autistas já estão se tratando através desses medicamentos, mas são medicamentos muito elitizados, então a nossa ideia, incluindo no SUS, é poder democratizar esse acesso."

alesp