21 de Março: Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Proclamada em 1966 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data se tornou um marco na luta contra a discriminação racial.
Aqui no Brasil, vale lembrar que discriminação racial é crime e pode até mesmo dar cadeia. A Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, inciso XLII, determina a prática do racismo como crime inafiançável, imprescritível e sujeito à pena de reclusão.
Cartilha Comportamental
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lançou, recentemente, uma cartilha comportamental de combate ao assédio moral, sexual e à discriminação. O material está disponível digitalmente para todos os parlamentares, servidores, colaboradores e visitantes da Alesp. A cartilha foi produzida com coordenação da Secretaria Geral de Administração e participação de parlamentares e diferentes setores representativos da Casa, como o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), o SOS Racismo, além da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e da Procuradoria Geral do Estado.
Além disso, foi criado um canal de denúncias exclusivo para os pontos abordados na cartilha. Lembrando que é garantido o sigilo absoluto em relação à pessoa que vivenciar ou presenciar episódios de assédio, discriminação e outras formas de violência ou violações de direitos.
Para ter acesso ao canal de denúncias, basta clicar no link abaixo:
https://www.al.sp.gov.br/transparencia/canal-de-denuncia/
SOS Racismo
Em 2005, a Assembleia Legislativa instalou o SOS Racismo, programa que visa combater a todo tipo de discriminação e preconceito racial. O serviço encontra-se na sala T15 do Palácio 9 de Julho e conta com um Disque Denúncia contra o preconceito, a discriminação e a intolerância racial e cultural (0800 77 25 377). O SOS Racismo realiza convênios com instituições públicas, organizações não governamentais e universidades com o objetivo de garantir atendimento jurídico e psicológico às vítimas da discriminação e do preconceito.
Por trás da data
O dia 21 de março não foi escolhido à toa. A data remonta a um terrível capítulo da história e homenageia as vítimas do "massacre de Shaperville", que ocorreu durante o regime do apartheid na África do Sul. Na época, a Lei do Passe tornava obrigatório para a população negra o porte de um passaporte interno indicando os locais em que a circulação era permitida. Como forma de protesto, em 1960, 20 mil sul africanos se reuniram em uma manifestação pacífica contra a Lei do Passe no bairro de Shaperville, em Johanesburgo. O ato foi combatido violentamente pela polícia local. Ao todo, 69 pessoas foram assassinadas e 186 ficaram feridas. Somente em 1991, 31 anos depois do massacre, o regime iniciado em 1948 chegou ao fim.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações