Alesp lança Frente Parlamentar em Defesa do Corpo de Bombeiros

Grupo pretende ampliar investimentos e promover ações de fortalecimento para a corporação
29/11/2023 19:14 | Frente Parlamentar | Daiana Rodrigues - Foto: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Frente Parlamentar em Defesa do Corpo de Bombeiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314633.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bandeira do Estado de SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314634.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa do Corpo de Bombeiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314635.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa do Corpo de Bombeiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314636.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Convidados da Frente Parlamentar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314637.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa do Corpo de Bombeiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314638.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa do Corpo de Bombeiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Lucas Bove<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314680.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Alex Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314681.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314682.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário de Segurança Pública Guilherme Derrite<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314683.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comandante-geral da Polícia Militar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314684.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ex-deputado Coronel Nishikawa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314685.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, nesta quarta-feira (29), o lançamento da Frente Parlamentar em Apoio ao Corpo de Bombeiros. Proposta pelo deputado Lucas Bove (PL), o grupo busca promover emendas parlamentares, ações de fortalecimento e reconhecimento do trabalho da corporação.

De acordo com Bove, a intenção é chamar a atenção para que outros parlamentares também contribuam com a melhoria das condições de trabalho da categoria. "A atuação da corporação na proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio no Estado faz com que a aprovação desses profissionais chegue a 97% entre a população. Para mim, é motivo de muito orgulho representar essa frente", afirmou.

Exemplos de que o Legislativo trabalha pelo aprimoramento constante da instituição foram as 13 emendas orçamentárias apresentadas apenas neste ano - totalizando R$ 1,6 milhão - para a aquisição de viaturas, equipamentos e cursos de expansão para os bombeiros de 13 municípios paulistas.

Olhar diferenciado

O deputado Alex Madureira (PL) ressaltou que a criação da frente parlamentar representa uma iniciativa importante da Casa. "Nós, parlamentares, podemos ter um olhar diferenciado sobre o assunto. É possível criar um ambiente ainda melhor para a corporação", pontuou.

O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, participou do evento e agradeceu aos parlamentares pela iniciativa. "A grande importância desta frente é fazer com que o Corpo de Bombeiros seja ouvido e possa participar do processo legislativo, apresentando suas demandas ou quaisquer medidas de fortalecimento das suas bases. A população paulista ganha ainda mais com isso", comentou.

Reconhecimento

Uma das medidas do Parlamento Paulista em defesa do Corpo de Bombeiros foi o Projeto de Lei 1.259/2023, de autoria do próprio deputado Lucas Bove. A proposta criou o "Dia do Bombeiro Militar Veterano", celebrado em 1º de fevereiro, data que remete ao incêndio do Edifício Joelma, ocorrido em 1974. Na ocasião, a ação dos bombeiros salvou centenas de vidas.

263 mil vidas salvas

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo foi criado legalmente em 1880. A missão primordial da corporação é proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio nas ações de prevenção e pronta resposta às emergências, além de coordenar o Sistema Estadual de Atendimento às Emergências e fazer cumprir as leis de Segurança Contra Incêndio.

A corporação possui, aproximadamente, 8,4 mil bombeiros e 2,4 mil viaturas. Em 2022, recebeu 2,5 milhões de chamados pelo telefone 193, atendeu 549 mil ocorrências, realizou 235 mil resgates e 71 mil salvamentos, extinguiu 44 mil incêndios, totalizando 236 mil vidas salvas.

Presenças

Além dos parlamentares Lucas Bove e Alex Madureira, e do secretário Derrite, a Mesa Diretora do evento também contou com a presença da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB); do ex-deputado Coronel Nishikawa; dos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Jefferson de Mello e Cássio Araújo de Freitas, além do vereador da Capital e major da corporação, Marcos Palumbo.


alesp