Frente Parlamentar São Paulo e Coreia é lançada na Alesp

Coordenada pelo deputado Alex Madureira, iniciativa visa ampliar investimentos de empresas coreanas no estado de São Paulo; construção de vínculos comerciais, econômicos e tecnológicos também será um dos focos
28/05/2024 23:50 | Intercâmbio | Fagner Moura - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Frente Parlamentar São Paulo & Coreia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg326279.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cônsul-Geral, Insang Hwang<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg326280.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Sebastião Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg326281.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg326299.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de estreitar os vínculos comerciais, econômicos e tecnológicos entre o estado de São Paulo e a República da Coreia, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lançou, nesta terça-feira (28), a Frente Parlamentar São Paulo & Coreia. O Colegiado será coordenado pelo deputado Alex Madureira (PL).

Com a Frente, Madureira acredita que as relações entre São Paulo e Coreia do Sul possam se tornar mais efetivas e proporcionar maior geração de emprego e renda com a chegada de novas empresas coreanas, a exemplo do que ocorre na Região Metropolitana de Piracicaba - onde há maior concentração de empresas coreanas.

O cônsul-geral da Coreia do Sul, Isang Hwang, destacou que mais de cem empresas coreanas atuam no estado de São Paulo, e que a Frente Parlamentar ampliará a contribuição de seu país no cenário econômico nacional.

Em mensagem de vídeo, o governador Tarcísio de Freitas agradeceu à comunidade coreana pela contribuição no campo cultural e econômico. "Temos interesse em ver as empresas coreanas cada vez mais estabelecidas e agradecemos aos investimentos que fizeram no estado de São Paulo", disse.

Durante o evento, foram apresentadas ainda mensagens da secretária estadual de Cultura, Marília Marton, e do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). Ambos parabenizaram a Alesp pelo lançamento da Frente Parlamentar. Também participaram da cerimônia os deputados Sebastião Santos (Republicanos) e Paulo Fiorilo (PT).

Negócios

Kun Young Yu, presidente da Câmara Coreana de Comércio e Indústria no Brasil (Kocham), revelou que o momento atual é de crescimento do investimento de empresas coreanas em solo paulista. "Tenho encontrado muitas empresas coreanas que estão vindo para São Paulo prospectar oportunidade de negócios e abrir empresas", afirmou.

Yu assumiu recentemente a presidência da Kocham e pretende construir um relacionamento bilateral com a formação de intercâmbio entre brasileiros e coreanos para consolidar a relação comercial entre os países, ampliando o suporte para empresários que desejam investir em São Paulo.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a Coreia do Sul é o quarto maior parceiro comercial brasileiro na Ásia. Os principais produtos exportados pelo Brasil são: petróleo, minério de ferro, milho, farelo de soja e álcool e derivados, significando 6,2 bilhões de dólares em exportações no ano de 2022.

Já os produtos importados da Coreia são: semicondutores, autopartes e medicamentos, além da presença de empresas no segmento tecnológico e automotivo que correspondem ao investimento de 10 bilhões de dólares.

Colônia

Bruno Kim, presidente da Associação Brasileira dos Coreanos, afirma que São Paulo abriga a maior parte da colônia coreana, que chegou ao Brasil pelo porto de Santos há 61 anos. "Além disso, as grandes empresas coreanas estão no estado. É de uma importância vital que esta conexão seja fortalecida", afirmou ele. Cerca de 50 mil coreanos vivem no Brasil.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:



Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720317392743

alesp