Alesp recebe visita de representantes da Rússia e Holanda

Encontros buscaram debater caminhos para fortalecer os interesses comuns entre o Brasil e as duas nações amigas na Política, Economia, Cultura e Educação
09/05/2024 20:14 | Intercâmbio | Da Redação - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Encontro com a comitiva holandesa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg323983.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Maurici: troca de experiências<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg323986.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Encontro com professores e estudantes russos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg323989.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro com professores e estudantes russos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg323991.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta quarta-feira (9), representantes das delegações da Rússia e Holanda. A atividade parlamentar foi solicitada pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais, o deputado Maurici (PT). O objetivo do encontro foi debater o acordo de intercâmbio firmado entre universidades públicas brasileiras e de ambas nações voltado para estudantes, professores e formação de mestres em áreas como Economia, Negócios e Empreendedorismo.

Durante o evento, estiveram presentes o parlamentar; o subsecretário de Ações Institucionais e Comércio Exterior da Secretaria de Negócios Internacionais, Thiago Nogueira; a cônsul-geral da Holanda no Estado de São Paulo, Wieneke Vullings; a vice-diretora do Departamento de Economia da Amizade dos Povos, Daria Sokolon, entre outros.

Durante a recepção, Nogueira ressaltou que a Comissão de Relações Internacionais do Legislativo Paulista é bem atuante, já tendo recebido a visita de 118 representações consulares e diplomáticas, perdendo apenas para o Colegiado de Brasília e, mundialmente, para Nova York.

Intercâmbio russo

"É uma satisfação e honra receber vocês da Rússia, professores e alunos, e poder aprender com a experiência de uma outra nação. Além disso, temos a chance de que vocês também possam conhecer a nossa cultura. Esse intercâmbio é muito importante para fortalecer os laços entre as nações, etnias e culturas para que possamos construir um mundo menos desigual, com mais oportunidade e qualidade de vida para todos e todas", disse Maurici.

Para Nogueira, é sempre relevante ver a Ciência sendo compartilhada e construída entre diversas nações, envolvendo a estrutura das universidades públicas brasileiras, como a Unicamp, por exemplo.

"São Paulo é o estado que mais produz material científico no Brasil, além de possuir os mecanismos de financiamento, por meio da sua agência, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Para nós, será um grande ganho compartilhar conhecimentos de Economia entre brasileiros e russos", complementou o subsecretário de Ações Institucionais e Comércio Exterior da Secretaria de Negócios Internacionais.

Holandeses

A delegação foi composta de deputados holandeses que visitaram o Legislativo Paulista. O país é um dos principais parceiros do Brasil e do Estado de São Paulo.

Thiago Nogueira destacou que os setores industrial e do agronegócio contribuem para o desenvolvimento econômico paulista. "São Paulo não é capital federal, mas seu PIB [Produto Interno Bruto] é o terceiro maior da América Latina", frisou.

"É a primeira vez que esse intercâmbio estudantil está sendo feito aqui. A universidade tem um acordo de dupla titulação com a UFMG [Universidade federal de Minas Gerais] e a Universidade Russa pela Amizade dos Povos (Urap). Agora, queremos aumentar e desenvolver ainda mais esse intercâmbio, por isso, estamos desenvolvendo um programa com a Unicamp [Universidade Estadual de Campinas] e a UERJ [Universidade do Estado do Rio de Janeiro]", disse a vice-diretora do Departamento de Economia da Amizade dos Povos, Daria Sokolon.

Mais imagens do encontro:

https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720316814045/

https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720316814010

alesp