Frente Parlamentar de Apoio à Adoção realiza debate na Alesp

Solicitada pelo deputado Caio França, a atividade parlamentar discutiu desafios enfrentados por crianças, adolescentes e instituições
23/11/2023 17:33 | Frente Parlamentar | Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Frente Parlamentar de Apoio à Adoção<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314022.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Caio França<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314023.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lisandra de Campos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314024.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Teles Manoel e Maria de Fátima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314025.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Berlini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314026.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Debate <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314027.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na manhã desta quinta-feira (23), um debate promovido pela Frente Parlamentar de Apoio à Adoção de Crianças e Adolescentes, que é coordenada pelo deputado Caio França (PSB).

No encontro, França abordou os recursos que o colegiado tem direcionado para a causa. "A frente estabeleceu, para este ano, 200 mil reais em um edital de emendas parlamentares voltado à adoção. Os institutos, prefeituras e grupos podem se candidatar na seleção para receber recursos públicos que irão financiar projetos ligados ao tema. Essa é uma maneira que temos de poder democratizar os recursos. Penso que é um formato que deu certo também em outra frente que coordeno", declarou França.

O evento contou com a participação de profissionais que atuam na área e representantes de institutos voltados para a assistência a crianças e adolescentes institucionalizados - como são chamados os jovens afastados de suas famílias biológicas por conta da violação de direitos previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Debate

Diretora técnica da Associação dos Grupos de Apoio à Adoção do Estado de São Paulo (Agaaesp), Lisandra de Campos abordou os traumas, negligências e abusos que muitas crianças sofrem por suas famílias biológicas. "O fato delas estarem institucionalizadas não significa que estejam aptas para a adoção. É necessário esperar os trâmites para saber se a criança será destituída do poder familiar. Há também uma preocupação em preparar tanto os pretendentes à adoção, como também essas crianças, e desconstruir a ideia de família disfuncional, que elas tiveram, para construir a ideia de uma que será carinhosa", explicou.

Para o presidente da Agaaesp, Teles Manoel, a frente é ótima para ajudar a conquistar um maior número de adoções. "Muitas crianças não se sentem preparadas para sair do abrigo, pois lá elas têm amigos e brinquedos, uma interação diferente", disse.

Já para o presidente da Comissão de Adoção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santo Amaro, Carlos Berlini, não há outro Parlamento que deposite tamanha confiança em prol da adoção da criança e do adolescente. "Ter uma família é o maior direito que a criança tem desde quando nasce e está previsto no artigo 227 da Constituição Federal".


alesp