Criação da Semana Estadual de Prevenção ao Diabetes completa 5 anos

Doença afeta mais de 15 milhões brasileiros e tem sido tema recorrente nos debates sobre saúde pública na Alesp
22/11/2022 16:20 | Aniversário de Lei | Matias Patrone | Foto: Envato

Compartilhar:

Doença afeta mais de 15 milhões brasileiros e tem sido tema recorrente nos debates sobre saúde pública na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2022/fg292419.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A criação da Semana Estadual de Controle e Prevenção a Diabetes completou 5 anos nesta terça-feira (22). Aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a medida nasceu com o objetivo de informar a sociedade sobre as características da doença, sua causa, como identificar o tipo, impactos no organismo humano e tratamentos disponíveis.

Realizada anualmente entre os dias 8 e 14 de novembro, a semana também promove a prática de hábitos saudáveis. De acordo com dados divulgados pela Federação Internacional de Diabetes (FID), o Brasil é o sexto país no mundo e o primeiro na América Latina com mais pessoas que convivem com a doença.

Cerca de 15,7 milhões de brasileiros adultos vivem hoje com diabetes, condição provocada pelo desregulamento dos níveis de glicose no sangue causado pela falta de insulina ou pela incapacidade do corpo em fazer a absorção dela. A insulina é um hormônio que tem como papel quebrar as moléculas de glicose.

A glicose é necessária para alimentar o corpo e distribuir energia para realizar as ações do dia a dia, porém seu excesso desencadeia uma série de complicações no organismo humano.

Outras medidas aprovadas

Além da Semana de Controle e Prevenção a Diabetes, a Alesp aprovou outras medidas em prol dessa parcela da população. Um marco foi a Lei 17.119/2019 que passou a garantir refeições adaptadas aos alunos que dependem de uma alimentação especial devido às restrições alimentares impostas pelo diabetes. A lei beneficia, principalmente, crianças que estudam na rede pública diagnosticadas pela doença.

Foi criado também pela Alesp o Dia Estadual de Prevenção ao Diabetes com o objetivo central examinar, cadastrar, esclarecer e conscientizar a população sobre a doença de forma preventiva.

Atualmente, a Casa conta com a atuação da Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes, responsável por discutir e promover propostas destinadas a amparar e melhorar a saúde de quem vive com diabetes.

Saiba mais

O diabetes pode se manifestar de duas maneiras distintas. O tipo 1 se caracteriza pela não produção de insulina pelo pâncreas, órgão responsável pelo abastecimento do hormônio. Essa incapacidade se dá por um defeito do sistema imunológico.

Esse tipo acontece com menos frequência. Cerca de 10% de todos os casos de diabetes são identificados com o tipo 1. O diagnóstico, geralmente, acontece na adolescência.

Enquanto o tipo 2 ocorre quando a insulina produzida não é aproveitada corretamente. A causa da doença no segundo tipo não está relacionada a condições de nascença, e sim às condições desenvolvidas ao longo da vida.

Sobrepeso, sedentarismo, alimentação pouco saudável e também herança genética são causas do diabetes tipo 2.

alesp