Comissão de Constituição, Justiça e Redação dá aval a projetos nas áreas da educação, funcionalismo e segurança
16/09/2021 18:14 | Constituição, Justiça e Redação | Leonardo Ferreira e Lucas Martins - Foto : Reprodução Rede Alesp














Os parlamentares da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo se reuniram na tarde desta quinta-feira (16/9) e deram aval a 50 propostas. Entre as iniciativas que contaram com apoio do colegiado, estão o Projeto de Lei 638/2020, de autoria do presidente da comissão, deputado Mauro Bragato (PSDB), que pretende assegurar a alunos com deficiência a prioridade de matrícula nas escolas públicas do Estado, e o Projeto de Lei 255/2021, que institui a Política Pública para prevenção de reincidência nos casos de violência doméstica contra a mulher, inclusive com a possibilidade de tornozeleiras eletrônicas nos agressores.
No primeiro item, a medida se ampara nas ações em âmbito federal que existem desde o século passado e visam garantir a inclusão das pessoas com deficiência nas instituições de ensino, e destaca pesquisas realizadas por centros de ensino que embasam o objetivo da proposta.
"A educação humanizada das pessoas com deficiência passou a constar como foco em política pública em 1957, quando foi instituída a campanha para a educação do surdo brasileiro. O objetivo da campanha era promover as medidas necessárias para assistência e educação no seu mais amplo sentido", declarou Bragato.
Na justificativa da medida, o autor destaca a importância da pluralidade e da diversidade dentro das escolas. "A diversidade dentro da sala de aula deve ser evidenciada. Por isso a necessidade de garantir a matrícula escolar para pessoas com deficiência", disse.
Já o segundo item visa coibir a reincidência nos casos de violência doméstica contra a mulher por meio de um cadastro para utilização de tornozeleira eletrônica pelo agressor, buscando garantir a efetividade das medidas protetivas no Estado de São Paulo. O agressor receberá o equipamento depois de a vítima ter denunciado a agressão e a solicitação pela autoridade policial ou Ministério Público seja autorizada pelo juiz competente.
O texto prevê que a vítima receba um aparelho portátil que será acionado em caso de violação da medida protetiva, e o sinal emitido pelo aparelho será enviado ao órgão ou instituição responsável pelo local onde a vítima se encontra, destacando atendimento prioritário com envio da "Patrulha Maria da Penha" ou agentes públicos competentes para cumprirem a medida protetiva. A vítima também poderá realizar a denúncia de violação e acionar os responsáveis pelo telefone ou qualquer outro meio eletrônico.
Outros projetos
A comissão também deu aval ao parecer da deputada Janaina Paschoal (PSL) propondo um texto alternativo ao Projeto de Lei Complementar 22/2019, encaminhado à Alesp pelo Ministério Público, para criação de 200 cargos de promotor e 600 de analista jurídico. Na nova proposta, serão criados apenas 600 cargos de analista jurídico, já que há cargos vagos de promotor, de acordo com a deputada.
"Veio o primeiro projeto à Casa propondo a criação de 400 cargos de promotores de Justiça. Depois houve um aditamento por parte dos procuradores, reduzindo os números de vagas e propondo a criação de 600 cargos de analistas jurídicos do MP", disse a parlamentar.
A deputada Janaina Paschoal declarou ter apresentado um texto alternativo após verificar no site do Ministério Público que cargos estão vagos. "Existem cargos vagos [procuradores] nesta entrância quando olhamos o site do MP. Na minha visão, se houvesse um concurso para promover esses cargos, nós conseguiríamos resolver esse problema sem criar novas vagas", disse.
A parlamentar enfatizou a necessidade da contratação de 600 analistas jurídicos. "Os cargos de analistas são realmente necessários, porque são muitas comarcas e são poucos analistas que auxiliam na confecção de denúncias", declarou.
De autoria do deputado Paulo Fiorilo (PT), o Projeto de Lei 310/2020 pretende criar o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social Emergencial. A iniciativa pretende propor ações emergenciais para garantir a segurança alimentar da população e fortalecer a cadeia produtiva de alimentos no Estado.
"A pandemia de Covid-19 instalou gravíssima crise sanitária que gerou imediatamente uma série de problemas gigantescos. Rapidamente essa crise ganhou aspectos econômicos e sociais que precisam ser enfrentados, aumentando ainda mais a responsabilidade dos poderes públicos", disse.
O Projeto de Lei 950/2019, de autoria do deputado Gil Diniz (sem partido), também está entre as 50 propostas que receberam o aval da comissão. A iniciativa pretende viabilizar o aproveitamento por parte de armas de fogo apreendidas em operações realizadas pelas Polícias Civil e Militar. Os órgãos de segurança pública do Estado poderão requerer ao Comando do Exército a doação das armas e suas munições.
Os deputados do colegiado também aprovaram a redação final do projeto de lei que disciplina a prática da esterilização voluntária. A medida de autoria da deputada Janaina Paschoal, foi aprovada em Plenário no dia 24 de agosto e, por ter recebido duas emendas, voltou à CCJR para aprovação da redação final. A iniciativa seguirá para a sanção ou veto do governador.
Homenagens
A Comissão também aprovou algumas iniciativas que homenageiam políticos que já faleceram, como o ex-deputado estadual e senador Major Olímpio. O Projeto de Lei 184/2020, de autoria dos deputados Coronel Telhada (PP) e Agente Federal Danilo Balas (PSL), deseja denominar "Senador Major Olímpio" o 42° BPM/I, em Presidente Venceslau, onde o ex-senador nasceu. Major Olímpio faleceu no dia 18 de março deste ano por complicações da Covid-19.
Por fim, o Projeto de Lei 403/2021, proposto pelo deputado Enio Tatto (PT), pretende homenagear o ex-deputado estadual e prefeito de Hortolândia ao denominar "Angelo Augusto Perugini" o Complexo Viário que conecta a Av. Antônio da Costa Santos à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre, em Hortolândia. Perugini também morreu em razão da Covid-19.
Notícias relacionadas
- Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp dá aval a 37 propostas
- Comissão de Constituição, Justiça e Redação dá aval a proposta criada pela CPI da Violência Sexual
- Comissão da Alesp aprova redação final de projetos; etapa antecede envio para sanção do Executivo
- Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp dá aval a 13 propostas em tramitação
- Comissão aprova redação final, e projeto que suspende despejos na pandemia vai para sanção do Executivo
- Comissão de Constituição, Justiça e Redação aprova redação final de projeto que proíbe a soltura de fogos de artifício de estampido
- Comissão aprova projeto de lei sobre gestão da qualidade do ar no Estado
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações