Deputado se reúne com Secretário de Estado da Administração Penitenciária de SP

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
13/02/2026 09:43 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Gil Diniz

Compartilhar:

Gil Diniz e o secret. coronel Marcello Streifinger<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360519.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quinta-feira, o deputado estadual Gil Diniz (PL-SP) esteve na Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e se reuniu com o secretário de Estado da Administração Penitenciária, coronel Marcello Streifinger, para tratar de pautas relacionadas ao sistema prisional paulista, à atuação da Polícia Penal e à gestão das unidades prisionais do Estado. Diniz é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e representante da Alesp no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CONDEPE).

Coronel da Polícia Militar da reserva, com formação nas áreas de Direito, Administração e Ciências Policiais, Streifinger está à frente da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) desde janeiro de 2023, conduzindo a gestão de uma das maiores estruturas prisionais do país. A pasta é responsável pela administração das unidades prisionais paulistas e pela coordenação da Polícia Penal.

Durante a reunião, foram discutidas ações de fiscalização das unidades, condições de trabalho dos policiais penais, procedimentos administrativos e medidas voltadas ao fortalecimento da segurança no sistema prisional. Ao longo do mandato, Gil Diniz tem defendido a valorização da Polícia Penal, melhores condições estruturais nas unidades e maior transparência na gestão penitenciária, além de manter diálogo constante com a categoria e acompanhar de perto as demandas apresentadas pelos servidores.

Na sequência, também foi tratada a situação dos presos vinculados aos fatos de 8 de janeiro. Atualmente, no Estado de São Paulo, há 21 homens e 10 mulheres custodiados nessas circunstâncias. O deputado tem acompanhado o tema, fiscalizando unidades prisionais, solicitando informações formais e orientando familiares quanto aos procedimentos legais e administrativos, inclusive com visitas realizadas a alguns dos custodiados. O parlamentar reafirmou que seguirá exercendo seu papel constitucional de fiscalização, sempre dentro das prerrogativas do mandato.

Oencontro desta quinta-feira reforça o papel fiscalizador do Parlamento e o diálogo institucional entre o Legislativo e a Secretaria de Administração Penitenciária. O deputado agradeceu pela recepção do secretário Marcello Streifinger e destacou que o gabinete permanece de portas abertas para colaborar, dentro das atribuições parlamentares, com iniciativas que contribuam para o aperfeiçoamento do sistema prisional paulista e o atendimento adequado às famílias.

alesp