SP pode ter Dia de São Carlo Acutis para conscientização sobre segurança digital de crianças
15/09/2025 18:00 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Rafa Zimbaldi

De acordo com o projeto do deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), data seria celebrada em 12 de outubro, dia da morte do jovem italiano; canonizado em 7/9 por papa Leão 14, Acutis usava a Internet para divulgar milagres eucarísticos e evangelizar
Tendo em vista à conscientização sobre segurança digital de crianças e adolescentes, um Projeto de Lei (PL) do deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP) cria no estado de São Paulo o Dia de São Carlo Acutis - Padroeiro da Internet e Anjo da Juventude. O texto 941/2025 prevê que a data seja celebrada em 12 de outubro, dia da morte do jovem italiano canonizado em 7/9 pelo papa Leão 14, no Vaticano. Conhecido como "influencer de Deus", Acutis é o primeiro santo da geração millenial (nascidos entre 1981 e 1996). O menino morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia.
Protocolada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na última semana, a proposta do parlamentar do Cidadania-SP prevê que o Dia de São Carlo Acutis mobilize, principalmente, a comunidade escolar em torno dos riscos enfrentados pelo público infantil e por jovens na Internet. Autor da matéria, Rafa é idealizador e coordenador da Frente Parlamentar de Combate à Violência em Ambiente Digital contra Crianças e Adolescentes, instituída em junho deste ano.
O texto prevê a realização de iniciativas por parte do poder público e de entidades civis que atuam na proteção de menores, bem como homenagens ao legado do jovem italiano, reconhecido como milagroso pela Congregação para a Causa dos Santos, após curar uma criança nascida no Brasil, em 2010, com malformação congênita do pâncreas.
No entendimento de Rafa, católico praticante, a escolha de 12 de outubro carrega "simbolismo profundo", já que, além de ser a data de morte de Acutis, se celebra no País o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da nação, e o Dia das Crianças:
"Carlo Acutis, mesmo tão novo, foi um grande evangelizador digital, se fazendo ouvir entre o público infantil e os jovens. Em vida, reforçou a necessidade de se unir fé, responsabilidade social e compromisso com a proteção das novas gerações, especialmente diante das ameaças cada vez mais frequentes no ambiente virtual".
O PL 941/2025 destaca que o Dia de São Carlo Acutis - Padroeiro da Internet e Anjo da Juventude, no estado de São Paulo, não se restringe ao reconhecimento religioso e cultural do jovem italiano, morto aos 15 anos, em 2006, vítima de leucemia, uma vez que a data (12 de outubro) servirá como política pública preventiva:
"Reconhecer a importância histórica e divina de Carlos Acutis e, ao mesmo tempo, estabelecer um marco de reflexão e de mobilização social em favor da infância e da juventude é homenagem mais que justa, além de importante reforço no combate a crimes digitais", defende o deputado do Cidadania.
Uma vez protocolada, a propositura será analisada pelas Comissões Permanentes da Alesp, antes de ser levada à votação em Plenário.
A iniciativa se alinha aos trabalhos da Frente Parlamentar de Combate à Violência em Ambiente Digital contra Crianças e Adolescentes, da Alesp. Sob comando de Rafa, o colegiado defende o fortalecimento do Estado no enfrentamento ao cyberbullying, aliciamento, exploração sexual, pedofilia, automutilação, suicídio, crimes contra animais e outras práticas criminosas que assolam a infância e a juventude na Internet.
O grupo atua em parceria com mandatários, entidades e profissionais do Direito, da Educação, da Psicologia, da Saúde, da Assistência Social, e da Criminologia, além de especialistas em Prevenção e Identificação de Crimes Virtuais.
Notícias relacionadas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações