Deputados vão fortalecer programas sociais nas regiões de Sorocaba e Santos

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
10/07/2025 19:19 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Agente Federal Danilo Balas - Fotos: Jonathas Ventura

Compartilhar:

Reunião com deputada e secretária estadual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2025/fg349120.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fortalecer os programas sociais do Governo Tarcísio de Freitas nas regiões de Sorocaba e Santos foi o principal tema da reunião entre o Deputado Estadual Danilo Balas, a Deputada Federal Rosana Valle e a Secretária Estadual de Assistência Social, Andrezza Rosalém. O encontro foi realizado na sede da Secretaria, na última terça-feira, 8/7, e reforçou a atuação conjunta dos parlamentares para ampliar essas ações nos municípios.

Durante a reunião, a Secretária Andrezza Rosalém apresentou os principais programas voltados à proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade e destacou a importância da ampliação das Residências Inclusivas, do Programa Bom Prato, entre outros pelo interior.

Sobre o Residências Inclusivas, ela informou que as demandas vêm crescendo, e a Secretaria fará um diagnóstico para identificar as regiões com maior necessidade. Também reforçou o papel fundamental das emendas parlamentares, tanto estaduais quanto federais, para a implantação dos programas.

Entre os programas destacados, o Caminho da Capacitação, lançado recentemente pelo Governador Tarcísio de Freitas e pela primeira-dama Cristiane Freitas, recebeu atenção especial. O programa já está em execução na região de Sorocaba, inclusive com recursos indicados por Danilo Balas.

A Deputada Rosana Valle sugeriu ainda uma integração entre o Caminho da Capacitação e o programa Mulheres de Peito, para ampliar o acesso das mulheres aos exames de mamografia nas cidades atendidas.

Outro ponto tratado foi a possível ampliação do Programa Bom Prato nas regiões de Santos, Vale do Ribeira e Sorocaba. A Secretária comprometeu-se a realizar um levantamento técnico para identificar os locais com maior viabilidade de implantação.

O Deputado Danilo Balas elogiou o trabalho das Diretorias Regionais de Assistência Social (DRADs), especialmente em Sorocaba, e sugeriu que servidores da Secretaria promovam encontros com representantes de entidades locais para orientações sobre documentação necessária e a apresentação de projetos para o recebimento de emendas parlamentares. A Secretária aprovou a proposta e designou uma assessora para apoiar a iniciativa. "Posso organizar os convidados e o local, pois esse tipo de treinamento evitará a perda de emendas," afirmou o parlamentar.

Ao final do encontro, a Deputada Rosana Valle ressaltou: "Essa reunião foi muito válida. Quero agradecer ao Deputado Danilo Balas pela parceria e confiança." Já Danilo Balas reforçou: "Estamos trabalhando focados em levar boas notícias para o povo do nosso interior."

Programas destacados na reunião:

Caminhos da Capacitação: a iniciativa, que integra o Superação SP, tem como meta tirar mais de 100 mil famílias da pobreza até 2026, por meio da qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e geração de renda. São mais de 30 carretas itinerantes oferecendo gratuitamente mais de 40 cursos profissionalizantes.

Residências Inclusivas: acolhimento para jovens e adultos com deficiência, sem condições de autossustento ou apoio familiar. Cada unidade atende, em média, dez pessoas, oferecendo cuidados em ambiente comunitário e familiar.

Bom Prato: criado em 2000, oferece refeições a preços acessíveis (R$ 1,00 almoço/jantar e R$ 0,50 café da manhã). Conta com 121 unidades e serve cerca de 145 mil refeições por dia em todo o Estado.

Centro Dia do Idoso (CDI): atendimento diurno a idosos em situação de vulnerabilidade, com foco na prevenção de riscos, fortalecimento de vínculos e apoio em atividades diárias.


alesp