Exposição artística na Alesp destaca luta cotidiana das mulheres

Promovida pelo SOS Racismo, órgão da Assembleia voltado para a promoção da igualdade, coletânea traz pinturas da catarinense Daisy Américo; obras representam cenas do dia a dia e fragmentos históricos
07/03/2025 18:05 | Respeito | Gabriel Eid - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Exposição acontece no Espaço Heróis de 32<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341399.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beleza sem padrão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341419.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Theodosina Ribeiro, advogada e deputada pioneira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341420.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe, a partir desta quinta-feira (6), uma exposição que reflete sobre as desigualdades de gênero na sociedade. A responsável pelas pinturas da coletânea é a artista visual catarinense Daisy Américo, que há 15 anos exerce a profissão e já expôs na CasaCor por dois anos consecutivos.

Daisy aponta que o que mais gosta de retratar em suas obras é a ancestralidade e também cenas cotidianas que representam a luta feminina. "A arte pode ser uma representação dos anseios das mulheres", afirma. As pinturas trazem referências a movimentos contra o assédio, relações abusivas e também tratam do empoderamento financeiro feminino, especialmente entre as mulheres negras.

Por um mundo de igualdade

Diretora do SOS Racismo, Iara Bento, aponta que a exposição foi pensada para ser apresentada próxima ao Dia Internacional da Mulher. "Esse não é um mês de celebração, mas sim de muita luta. Igualdade significa caminhar conjuntamente pelo bem da sociedade. E ainda estamos muito longe disso. Quando homens e mulheres tiverem os mesmos direitos e estiverem nas mesmas posições de poder conseguiremos viver muito melhor", destaca ela.

A diretora também relembra que as mulheres precisam ser respeitadas - mais do que apenas representadas - e assumir o papel de agentes da transformação.

Pioneirismo

Um dos quadros da exposição representa Theodosina Ribeiro, a primeira mulher negra a ocupar um mandato na Alesp e na Câmara Municipal de São Paulo. Advogada, lutou pelo direito das pessoas negras. Depois do término do seu mandato, fez parte da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Dialogando com essa obra, a artista Daisy traz uma pintura representando uma presidente indígena, vislumbrando conquistas futuras.

Cerimônia

No próximo dia 13, às 19h, acontece um coquetel com a presença da artista, da diretora do SOS Racismo e de personalidades das artes e cultura para apresentar e discutir as obras. Daisy Américo conta que está ansiosa para esse contato com o público. "Muitas vezes, os espectadores enxergam coisas nas obras que eu nem havia imaginado. É sempre muito bom", comenta. A exposição fica em cartaz até o dia 20 no Espaço Heróis de 32, na sede da Alesp.

Confira a galeria de imagens da exposição.

Serviço

Exposição "Mulheres"

Local: Espaço Heróis de 32

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - São Paulo · CEP 04097-900

Quando: De 6 de março a 20 de março

Horário: De segunda a sexta, das 8h às 20h

Entrada gratuita

alesp