Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+: diversidade e debates no cotidiano da Alesp

Celebrada neste 28 de junho, data simboliza um marco para a comunidade no mundo todo; pessoas LGBT+, que trabalham na Casa, explicam a importância do respeito à representatividade dentro e fora do Parlamento
28/06/2024 06:00 | Respeito e Igualdade | Rafael Sotero Garcia - Fotos: Rodrigo Costa e Larissa Navarro

Compartilhar:

Membros da comunidade no lançamento da Frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg329782.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Molina e sua exposição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg329799.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ocupação Molina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg329786.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rebeca Teixeira, estagiária no arquivo da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg329787.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rebeca Teixeira, estagiária no arquivo da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg329788.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luís Otávio, videomaker das redes sociais da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg329789.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A diversidade está cada vez mais presente no dia a dia da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Essa realidade é vivida nas experiências de pessoas que trabalham na Casa. Neste 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, trabalhadores da Alesp e membros dessa comunidade explicam a importância da pluralidade e do pertencimento em todos os lugares.

"Ocupamos os mesmos espaços sem carregar aquele estereótipo do passado", afirma Luís Otávio Emerenciano, homem gay e videomaker das redes sociais da Assembleia. "A pluralidade do orgulho LGBT+ é sentida nos corredores da Alesp diariamente".

O dia simboliza um marco para a comunidade no mundo todo. Neste dia, em 1969, os frequentadores do bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, realizaram um levante contra a violência policial no local, comum contra a comunidade LGBT+ que frequentava o espaço. O ocorrido mobilizou protestos ao redor do globo e consolidou a data como um símbolo de orgulho e resistência.

"O dia do orgulho marca um momento no qual a gente cansou de ser violentado. É um dia para comemorar as nossas conquistas, mas também relembrar o que nos levou a dizer basta!", diz Emerenciano.

Arte e pertencimento

"Nesse espaço, além de poder ser quem eu sou e ter orgulho disso, eu também tenho voz. A oportunidade de fazer, na Alesp, uma exposição de arte que aborda pautas trans foi muito importante pra mim", afirma Molina, uma pessoa trans não-binário, estudante de ciências sociais e estagiário do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), que realizou em 2023 uma exposição de desenhos durante a semana de talentos da Alesp.



No ILP, Molina realiza pesquisas voltadas para a área de Cidadania e Relações Institucionais para o programa Democracia Jovem. "Na sociedade, ser LGBT+ e ser bem recebido, infelizmente, não é comum. Então, é muito legal chegar na Alesp e ser abraçado pelo meu setor, onde todo mundo respeita meus pronomes e quem eu sou", afirma o artista.

Na Casa, é perceptível o aumento de pessoas LGBTQIAPN+ dentro e fora do âmbito político do Parlamento, trazendo maior pluralidade para as ações, debates e decisões em todos os níveis da Alesp.

"Dos mais velhos aos mais novos, todo mundo me respeita aqui. Esse ambiente acolhedor é formado tanto pelo reconhecimento quanto pela presença de mais pessoas da comunidade. Não me sinto sozinha aqui, existe um pertencimento", diz Rebeca Teixeira, mulher lésbica, estudante de Marketing e estagiária na Divisão de Gestão Documental - Arquivo (DGDA), relatando a pluralidade que vive no dia a dia.

Ações da Alesp

A Alesp promove o respeito e impulsiona o orgulho LGBTQIAPN+ por meio de diversas ações, como solenidades, aprovações de Projetos de Lei em defesa da comunidade, uma Frente Parlamentar que atende à causa e uma Cartilha Comportamental para nortear os cidadãos contra a discriminação.

"Não só no meu setor, mas o pessoal do RH, que cuida da gente, é muito acolhedor. Eles geram um ambiente de conforto. Eu sei que se acontecer qualquer situação de LGBTfobia aqui dentro, eles estão prontos para me receber", afirma Molina, ressaltando a importância do apoio institucional oferecido aos colaboradores pelo departamento de Recursos Humanos (DRH) e Desenvolvimento de Pessoas (DDP).

Ainda sobre o apoio institucional, a Cartilha, desenvolvida para a prevenção e o enfrentamento do assédio moral, sexual e da discriminação, conta com um material para a identificação de comportamentos homofóbicos e LGBTfóbicos e um canal de denúncias para o combate destas práticas.

Na promoção de políticas públicas para a causa, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População LGBTI+, criada em junho de 2023, tem como foco a manutenção dos direitos desta população e fomenta o orgulho dentro e fora do parlamento.

"O dia do orgulho LGBT+ é uma data histórica para a afirmação dos nossos direitos e para mostrar para a sociedade que não tem nada errado com a gente. Na Alesp, precisamos ter muito orgulho e reafirmar quem nós somos, para garantir a igualdade, a isonomia e os direitos para nossa comunidade", afirma o coordenador da Frente, deputado Guilherme Cortez (Psol).

Arte Trans na Alesp

Em meio às celebrações do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, está em exibição na Alesp a exposição fotográfica "Transmasculinidades em Pauta". A mostra tem por objetivo ser uma plataforma para dar voz e visibilidade a essa comunidade. Com um olhar sensível e autêntico, as obras capturam a diversidade de histórias, lutas e triunfos que caracterizam a experiência transmasculina brasileira. Dentre as histórias, há ativistas, artistas, jornalistas, influenciadores digitais e cantores.

Exposição "Transmasculinidades em pauta"

Quando: até 5 de julho

Local: Espaço Heróis de 32 - andar térreo - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - SP

Entrada gratuita


Imagens da Exposição: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720318244918/

alesp