Deputada defende continuidade da Unicamp na gestão do Hospital Estadual de Sumaré
21/02/2025 16:46 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Ana Perugini


Em visita à unidade, parlamentar destacou papel da universidade na excelência do atendimento prestado pelo HES a usuários do SUS de municípios da região de Campinas
A deputada Ana Perugini defendeu a continuidade da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na gestão do HES (Hospital Estadual de Sumaré). A manifestação da parlamentar, que coordena a Frente Parlamentar do Sistema Cross na Assembleia Legislativa de São Paulo, ocorreu na tarde de quinta-feira (20), durante visita ao hospital.
O contrato de gestão entre a Unicamp e o HES termina em 31 de julho. A universidade administra o hospital com apoio da Funcamp (Fundação da Unicamp) desde o ano 2000.
Além de Sumaré, a unidade atende moradores de Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara d'Oeste, num universo de mais de 1 milhão de pessoas.
Durante a reunião, a parlamentar ressaltou a qualidade do atendimento prestado pelo hospital e defendeu a continuidade da Unicamp na gestão. Participaram do encontro o coordenador médico da unidade, Claudio Pilon Filho, a diretora financeira Cláudia Monegatte e o assessor de comunicação da Unicamp, Caius Lucilius.
Sob gestão da Unicamp, o Hospital Estadual de Sumaré se tornou um dos melhores hospitais públicos do país. Em 2022, recebeu o prêmio de melhor unidade médica de atendimento SUS do Brasil, concedido pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde.
"É essencial manter essa gestão para assegurar a qualidade no atendimento à população. Por isso, deixamos claro nosso apoio à continuidade desse importante trabalho prestado pela Unicamp", afirmou Ana Perugini.
Desde o início do mandato, a deputada já destinou R$ 400 mil para o HES, por meio de emenda parlamentar. O valor foi empregado na manutenção do atendimento.
Sumaré é a única cidade do eixo entre Hortolândia e Santa Bárbara d?Oeste que não tem hospital municipal. Por isso, a unidade é fundamental para o atendimento da população do município.
Já a Unicamp, por sua vez, figura entre as melhores universidades do país e do mundo. A nível nacional, a instituição de ensino e pesquisa ocupa a 2ª posição, ficando atrás apenas da USP (Universidade de São Paulo), segundo o ranking Times Higher Education (THE) Latin America University Ranking. No contexto América Latina, a universidade é a terceira melhor colocada.
Notícias relacionadas
- Deputado da Alesp protocola Moção de Repúdio contra Deputado Federal Márcio Jerry
- Governo Estadual e Deputada lançam programa Jovem Aprendiz Paulista
- Deputados solicitam construção de nova sede para os Bombeiros em São José do Rio Preto
- Deputado se reúne com Secretário do Estado para tratar demandas da Fundação Casa
- Presidente da frente de construção e mineração visita feira do setor
- Alesp aprova projeto que institui a Semana de Prevenção para proteger a visão das crianças dos males causados por celular
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações