Sorocaba recebe castramóvel para 400 castrações com microchipagem gratuita

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
10/02/2025 17:16 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Vitão do Cachorrão

Compartilhar:

Deputado Vitão do Cachorrão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg340439.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cidade de Sorocaba recebe nos dias 14 e 15 de fevereiro o castramóvel que realizará a esterilização de cães e gatos de forma gratuita com direito a microchipagem, roupa cirúrgica, anestesia de alta qualidade e medicamentos incluídos. A ação está sendo custeada com o recurso de uma emenda parlamentar do deputado estadual Vitão do Cachorrão, indicada ao Instituto Futuro, que está promovendo a castração em Sorocaba e demais cidades da região.

A ação contará com um ônibus castramóvel de 14 metros totalmente equipado com tecnologia de ponta, centro cirúrgico de última geração e uma equipe especializada de 20 pessoas com 15 veterinários especializados em castração. O evento terá início a partir das 8h00 e segue até às 16h, no estacionamento do mercado Rede Bom Lugar - Rua Gonçalves Júnior, 427, Vila Barão em Sorocaba. Serão realizadas 400 castrações, cujos tutores já realizaram o cadastro de seus animais.

Os animais também vão contar com um profissional veterinário que ficará de plantão na cidade para dar suporte e apoio aos tutores no pós-cirúrgico, caso tenha alguma intercorrência com o animal.

Para o deputado VITÃO DO CACHORRÃO, a iniciativa é um passo importante para a democratização do acesso à castração, principalmente para as famílias de baixa renda. "Quem vive na periferia muitas vezes não têm condições de arcar com o custo de uma castração, por isso estamos trazendo essa ação pioneira, totalmente gratuita e de alta qualidade para cuidar dos nossos animais e melhorar a saúde pública" destaca o parlamentar.

Além disso, o deputado afirma que a temporada de castração ocorrerá em todo o ano de 2025 em Sorocaba, com campanhas de vacinação, e em outras cidades como Angatuba (20/2), Araçoiaba da Serra (27/02), Iperó (06/03), Laranjal Paulista (13/03), Tremembé (21/03) e Araras (27/03).

O objetivo é ampliar a iniciativa para outras cidades paulistas e consolidar o projeto como política pública permanente. "Essa é apenas a primeira temporada de castração, que depois de Sorocaba vamos continuar esse trabalho ao longo do ano estendendo para demais municípios paulistas, inclusive já fiz indicação de mais emenda parlamentar para atender a saúde animal", completou Vitão do Cachorrão.

Serviço:

Castramóvel em Sorocaba

Datas: 14 e 15 de fevereiro

Horário: a partir das 8h

Local: Estacionamento do mercado Rede Bom Lugar

Rua Gonçalves Júnior, 427, Vila Barão em Sorocaba.

alesp