Deputado do MBL propõe expulsão de alunos e endurece punições em escolas públicas
11/11/2024 13:10 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Guto Zacarias
Dep. Guto Zacarias (União-SP) protocola projetos que visam penalidades administrativas para servidores e expulsão de alunos na rede estadual de ensino
Nesta segunda-feira (4), o deputado estadual Guto Zacarias, do União Brasil e coordenador nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), protocolou na Assembleia Legislativa de São Paulo um conjunto de projetos que ele mesmo batizou como "pacote antivagabundagem". A proposta tem gerado controvérsias ao propor punições rígidas tanto para alunos quanto para servidores da rede pública de ensino do estado.
Entre os projetos protocolados, destaca-se o PL 782/2024, que propõe sanções administrativas para alunos, servidores e professores que, segundo a justificativa, "atrapalhem ou impeçam o funcionamento regular" de qualquer escola, curso técnico ou instituição de ensino superior. Outro ponto polêmico é o PL 778/2024, que estabelece a expulsão de estudantes que cometam atos de indisciplina ou que, reiteradamente, prejudicam o ambiente de aprendizado.
O pacote também inclui o PL 780/2024, que propõe acabar com o monopólio das entidades estudantis na emissão de carteiras de estudante para meia-entrada, flexibilizando o acesso a esse benefício para estudantes.
Ao ser questionado sobre o nome agressivo atribuído ao pacote de projetos, Zacarias defendeu sua escolha de palavras. "Quem depreda patrimônio público não é estudante, quem ameaça professores fisicamente, não é estudante. Quem atrapalha repetidamente o aprendizado dos demais alunos, não é estudante. É baderneiro. É vagabundo. Não há outro nome", declarou o parlamentar.
Guto Zacarias é o deputado mais jovem da Assembleia Legislativa, eleito aos 23 anos. Segundo ele, essa proximidade etária com a juventude lhe confere uma visão mais próxima dos desafios enfrentados no ambiente escolar. Para o deputado, essas medidas são essenciais para garantir uma educação de qualidade, oferecendo "mais segurança aos pais e tranquilidade para professores e para toda a comunidade escolar".
Notícias relacionadas
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações