Deputado destaca importância do 'Setembro Amarelo' na prevenção ao suicídio

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
12/09/2024 12:34 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Setembro Amarelo previne e combate o suicídio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg334719.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (união) destacou nesta terça-feira (03) a importância do Setembro Amarelo, denominação das campanhas desenvolvidas em nível nacional referentes à conscientização sobre prevenção ao suicídio. Segundo o parlamentar, a proposta tem por finalidade chamar a atenção da sociedade para a necessidade de se discutir e promover ações sobre o suicídio.

"Este é um tema importante na saúde que merece a atenção da sociedade. Para se ter uma ideia, todos os anos são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, conforme dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade emitiu um alerta aos chamados episódios subnotificados, que podem chegar a mais de 1 milhão de casos anualmente", disse.

No Brasil, a estimativa é de que ocorram aproximadamente 14 mil casos por ano, uma média de 38 suicídios por dia. "Um número alarmante que tem preocupado os governos e também suas Assembleias Legislativas, como a de São Paulo (Alesp). Por isso, tenho declarado apoio às iniciativas criadas a fim de alertar sobre essa problemática que afeta a comunidade", afirmou.

Na ocasião, Edmir Chedid também destacou a importância do fim do preconceito com doenças mentais, como depressão, para a prevenção ao suicídio. "O preconceito faz com que as pessoas não procurem ajuda. Muitas vezes, escondem a doença porque amigos ou familiares poderão defini-las como uma pessoa fraca, que deveria reagir, quando, na verdade, está adoecida", concluiu.

Setembro
Setembro é o mês com mais cores de campanhas na área da saúde. Enquanto o Setembro Amarelo é a campanha mais difundida e revisita, que debate a prevenção ao suicídio, o Setembro Verde visa sensibilizar as pessoas sobre a doação de órgãos e a prevenção ao câncer de intestino; já o Setembro Vermelho conscientiza sobre a prevenção de doenças cardiovasculares.


alesp