Deputado destaca a importância do voluntariado à sociedade

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
28/08/2024 12:35 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Deputado Edmir Chedid em defesa de voluntários<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg333340.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (União) voltou a defender a importância e relevância do trabalho de pessoas que doam sua energia, seu talento e tempo, de maneira espontânea e não remunerada, em benefício de causas sociais, motivadas por valores de participação e solidariedade. A defesa ocorreu em referência ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado nesta quarta-feira (28).

"Estas pessoas são motivadas por valores de participação e solidariedade. Atuam em benefício direto do próximo, principalmente dos que se encontram socialmente vulneráveis. Por isso, merecem nosso agradecimento e reconhecimento por suas ações e por estarem dispostos a ajudar", comentou.

Segundo o parlamentar, a atividade voluntária é de grande importância à sociedade. "Afinal, o voluntariado é uma força motriz que contribui para o fortalecimento do tecido social. Ajuda a suprir lacunas em áreas onde recursos governamentais ou privados podem ser limitados, como em organizações sem fins lucrativos, hospitais, escolas e até mesmo abrigos", completou.
"No país, com destaque aos pequenos municípios, o trabalho voluntário apoia o desenvolvimento de uma cultura de solidariedade, cidadania ativa e responsabilidade coletiva, beneficiando diretamente as populações mais vulneráveis e ajudando a construir comunidades mais resilientes e coesas".

Em nível nacional, pesquisas comprovam que a quantidade de pessoas envolvidas com o voluntariado cresceu na mesma proporção das horas dedicadas à atividade. "Há três anos, por exemplo, 56% da população adulta dizia fazer ou já ter praticado alguma ação voluntária na vida; 34% dos entrevistados revelaram-se voluntários ativos no momento da pesquisa", acrescentou.

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece os grupos voluntários como partes interessadas no alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); a ONU busca promover a inclusão social, econômica e política, contribuindo para a Redução das Desigualdades.


alesp