Deputado destaca importância do Dia Nacional de Combate ao Colesterol

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
07/08/2024 12:31 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Carlão Pignatari

Compartilhar:

Excesso de colesterol pode obstruir artérias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg331760.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (União) declarou nesta quarta-feira (07) apoio às iniciativas instituídas em nível estadual com a finalidade de alertar a comunidade sobre o risco do colesterol alto para o surgimento de doenças cardiovasculares como Acidente Vascular Cerebral (AVC), derrame ou infarto. Esta afirmação ocorreu em apoio ao Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol - celebrado amanhã.

"Hoje é uma data muito especial. Afinal, destacamos a importância da prevenção e do controle do colesterol. Para se ter uma ideia, cerca de 40% da nossa população têm colesterol elevado, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Infelizmente, o excesso dessa gordura no organismo ainda é um dos principais fatores de risco para diversas doenças cardiovasculares", declarou.

Ex-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesp), Edmir Chedid explicou que o excesso de colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, fazendo com que fiquem obstruídas e o sangue pare de chegar ao coração; no caso das artérias cerebrais, pode ocorrer o AVC ou derrame cerebral. "Já tive quatro AVCs e conheço as dificuldades dos pacientes", acrescentou.

"Pude aprender que não existe receita mágica nesta questão em específico, pois cada indivíduo é diferente um do outro. Mas, em geral, a recomendação para evitar o colesterol alto é não fumar, beber com moderação, fazer atividade física regularmente e ter uma alimentação bastante balanceada em relação à proteína animal, com pouca gordura saturada, muita fibra, vegetais e frutas", disse.

"Anualmente, as doenças cardiovasculares são as principais causas de óbitos registrados no país. A hereditariedade também pode determinar o colesterol alto, mesmo em indivíduos que tenham hábitos saudáveis. É a chamada hipercolesterolemia familiar. Fiquem atentos e procurem atendimento nos postos e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)", finalizou o deputado Edmir Chedid.

Colesterol
O colesterol é um conjunto de gorduras necessárias para o organismo exercer algumas funções, como a produção de hormônios. Portanto, precisamos dele, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares. Há dois tipos de colesterol: o HDL ("colesterol bom"), e o LDL, denominado de "colesterol ruim". Cada grupo pode contribuir para a redução ou aumento dos índices.

Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco vascular, e aumenta a incidência de AVC, de morte súbita e doença coronariana. O desenvolvimento dessas doenças está associado a diversos fatores de risco, tais como: obesidade, aumento do colesterol, pressão alta, diabetes e tabagismo, que podem ser controlados com alimentação saudável e prática de atividades físicas.


alesp