Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres
24/07/2024 12:17 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

O Poder Executivo, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), lançou uma campanha educativa com o intuito de alertar a comunidade sobre os riscos no trânsito. Esta iniciativa, que recebeu apoio do deputado Edmir Chedid (União), também visa promover a redução de mortes de pedestres registradas no Estado de São Paulo.
Ex-presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa (Alesp), o parlamentar disse que a campanha educativa também surgiu como resultado das reivindicações que apresentou ao governo para a diminuição do número de acidentes nos municípios. "Desde 2015, por exemplo, o número de acidentes fatais só na capital se aproxima de mil", disse.
Edmir Chedid lembrou que, sem carroceria ou qualquer outra estrutura que o proteja, o pedestre ainda é a parte mais vulnerável no trânsito, ao lado de ciclistas e de motociclistas. "Por esse motivo, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que a prioridade na via é de quem está a pé. Mas, infelizmente, essa determinação nem sempre tem o respeito devido do condutor", afirmou.
A campanha educativa do governo estadual traz peças publicitárias com o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho, primeira parte de uma ampla política que concentra esforços do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Gestão e Governo Digital (SGGD), pelos próximos anos. Em diversas mídias, a iniciativa terá três fases; e, no fim, contará com ações de reforço e de fiscalização.
"Numa das fases, que ocupará 20% do período de exibição e circulação das iniciativas e peças publicitárias, o foco será justamente o fim das férias. As outras duas fases, cada uma com 40% da mídia prevista para essa campanha educativa, terão motoristas e pedestres como foco. O slogan diz que ?Toda faixa de pedestres é um sinal. Sinal de respeito?", destacou o parlamentar.
Com uma ampla estratégia de divulgação, que inclui jornal impresso, mídia digital e externa (mobiliário urbano), rádio e televisão, a campanha educativa terá ainda um "Dia D", no Dia Internacional do Pedestre (08 de agosto), com diversas atividades de conscientização desenvolvidas nas principais vias urbanas. "Também contamos com o importante apoio dos nossos municípios", concluiu.
Notícias relacionadas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Deputada participa de seminário sobre paternidade responsável na Alesp
- Deputado participa das comemorações dos 199 anos de Tatuí
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações