Deputado destaca a importância de concessão de vias a Ibiúna, Piedade e Vargem Grande Paulista
18/07/2024 15:24 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

O deputado Edmir Chedid (União) voltou a destacar nesta quarta-feira (17) a importância da concessão de rodovias da Região Administrativa de Sorocaba ao desenvolvimento de municípios, como Ibiúna, Piedade e Vargem Grande Paulista. Neste mês, o governo publicou o edital de concessão de 460 quilômetros de rodovias; o leilão está previsto para 30 de outubro deste ano.
A concessão prevê ainda benefícios diretos para Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cotia, Itu, Juquiá, Mairinque, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim. "No caso específico de Ibiúna, Piedade e Vargem Grande Paulista, conseguimos garantir a conclusão da duplicação da SP-250 (Rod. Bunjiro Nakao)", comentou.
Segundo o parlamentar, a concessão incorpora trechos atualmente administrados pela empresa ViaOeste, cujo contrato se encerra em 2025, e outros sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). "O projeto integra o Programa de Parcerias e Investimentos e prevê aplicação de R$ 8,7 bilhões em investimentos em 30 anos de concessão", disse.
Edmir Chedid afirmou que os recursos previstos serão aplicados em duplicações, implantação de faixas adicionais, marginais e ciclovias, construção de acessos e obras de infraestrutura viária. "Realizamos audiências públicas para as melhorias na "Rota Sorocabana", como está sendo chamada pelo governo. Foram enviadas 458 contribuições referentes ao projeto", conclui.
Projeto
A SP-270 (Rod. Raposo Tavares) ganhará faixas adicionais, assim como a SP-079 (Rod. Antunes Soares), no trecho de ultrapassagem entre Piedade e São Miguel Arcanjo. Além disso, será implantada faixa adicional na SP-075 (Castelinho), em Sorocaba, do quilômetro inicial ao km 6,5; o mesmo irá ocorrer na SP-280 (Rod. Castello Branco), entre os quilômetros 54 e 79.
A Rota Sorocabana também vai realizar intervenções na SP-079 (Rod. Antunes Soares), que interliga Juquiá a Salto. O intuito é deixar o trecho de serra entre Juquiá e Tapiraí mais seguro para a descida ao litoral sul de São Paulo. Atualmente, esta via é pouco utilizada pelos motoristas em razão da falta de faixas para acostamentos e de trechos com muitas curvas e pouca sinalização.
Tarifas
A concessão das rodovias na Região Administrativa de Sorocaba contará com pórticos do Sistema Automático Livre (conhecido como "free-flow"), em vez de praças de pedágio. Nesta modalidade, o motorista não precisa parar o veículo para realizar o pagamento, visto que o free-flow permite a cobrança de tarifa sem a necessidade de cabines ou barreiras físicas nas rodovias.
O sistema automático será implantado em toda a extensão do trecho concedido. O aumento na quantidade dos pontos de cobrança permitirá que os valores das tarifas sejam reduzidos, beneficiando os usuários (ao longo da extensão, os valores devem variar entre R$ 2,49 e R$ 8,93, a depender do trecho).
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