Deputado lamenta falecimento de Estevam Galvão

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
01/07/2024 16:44 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Estevam Galvão de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330051.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (União) lamentou neste sábado (29), com profundo pesar, o falecimento do ex-deputado Estevam Galvão. Ele tinha 81 anos e faleceu por complicações de saúde provocadas por um câncer no pâncreas. "Um exemplo de trabalho e dedicação à vida pública. Meus mais profundos sentimentos à família e também para os amigos", afirmou Edmir Chedid.

Segundo o parlamentar, Estevam Galvão dedicou mais de 50 anos de sua vida ao Estado de São Paulo, cumprindo cinco mandatos na Assembleia Legislativa (Alesp) - o último se encerrou em 2023. Ao longo de sua trajetória, foi vereador e quatro vezes prefeito de Suzano (Região Metropolitana de São Paulo), além de deputado federal e subprefeito de Guaianases, em São Paulo.

"Aqui na Assembleia Legislativa, por exemplo, foi líder da bancada do Democratas por 10 anos, 2º secretário na Mesa Diretora, em 2017, e, posteriormente, Corregedor do Poder Legislativo. Em todas as suas funções, deixou seu legado de profundo respeito pelo cidadão e pelo Estado de São Paulo, que sempre defendeu em toda a sua trajetória política", declarou o parlamentar.

Em dezembro do ano passado, o ex-parlamentar foi homenageado com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo - mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa. A cerimônia, resultado da proposta do deputado Edmir Chedid em reconhecimento aos esforços demonstrados pelo Estado, contou com a participação de familiares, amigos, autoridades e deputados.

"Estevam Galvão marcou história na vida dessa Assembleia Legislativa. História de político com ?P´ maiúsculo, que honra os compromissos e vê o que é melhor para a população. Sem gritaria, sem berro, no amor, no carinho e no respeito a todas as pessoas", destacou Edmir Chedid durante a cerimônia de entrega do Colar de Honra promovida no palácio Nove de Julho.

História

Estevam Galvão nasceu em agosto de 1942. Natural da cidade de Garça, no interior de São Paulo, se formou em Direito pela Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes. Em 1973, assumiu seu primeiro cargo político, como vereador em Suzano.

Em seus anos de vida pública, acumulou realizações que beneficiam milhares de pessoas nas regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto e demais municípios do Estado. Um exemplo é o Programa Visão do Futuro. O projeto atende crianças em idade escolar com exames de vista, tratamento oftalmológico e doação de óculos.

Outro projeto importante de Estevam Galvão é a Lei 16.887/2018, que garante isenção de ICMS em todo o Estado de São Paulo para os produtores de hortifrúti que utilizam o mínimo de processamento nos alimentos - frutas, verduras e legumes picados, lavados, embalados, triturados.

Em seus mandatos como prefeito, Estevam colecionou títulos. Um deles é o prêmio "Gestor Eficiente em Merenda Escolar", concedido pela qualidade da merenda e a implantação da alimentação natural nas escolas em Suzano. Ele também foi o "Prefeito Amigo da Criança", prêmio conferido pela Fundação Abrinq-Unicef pelos relevantes serviços prestados à criança e ao adolescente. Na Saúde, o trabalho realizado em Suzano conferiu ao município o prêmio "Excelência no Combate à Tuberculose".

Como parlamentar, recebeu da Associação Paulista dos Magistrados o Diploma de Reconhecimento. Também recebeu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo o título de Irmão Remido, devido ao trabalho desenvolvido na área da Saúde e inúmeros títulos de cidadão em várias partes do Estado, entre outros prêmios e honrarias.

Recentemente, era conselheiro do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento), cargo que ocupava desde agosto de 2023, a convite do governador Tarcísio de Freitas e do secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab.


alesp