Deputado apresenta Frente Parlamentar do AVC em simpósio internacional de neurorradiologia

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
24/06/2024 16:57 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Deputado Edmir Chedid <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg329159.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (União) voltou a defender à comunidade científica a importância das ações que serão implementadas pela Frente Parlamentar de Combate e Enfrentamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Estado de São Paulo. A defesa ocorreu na quinta-feira (20) durante uma palestra magna que realizou no VI Simpósio Internacional de Neurorradiologia, em São Paulo.

No evento, que contou com a participação de gestores hospitalares e médicos de instituições de pesquisas, Edmir Chedid reafirmou que a finalidade dessa Frente Parlamentar é justamente reunir sugestões sobre o tema a partir de discussões com a comunidade científica. "Na prática, queremos identificar as necessidades para aprimorar propostas já instituídas, principalmente acerca das atividades efetivas de promoção da saúde e atenção integral ao paciente", afirmou.

Segundo o parlamentar, também caberá à Frente Parlamentar reunir todas as sugestões de pacientes acometidos pelo AVC e seus familiares, assim como de agentes sociais que contribuam na identificação das necessidades e aprimoramento das propostas. "Temos não só que garantir o acesso gratuito da nossa comunidade aos tratamentos disponíveis, mas aprimorar principalmente o atendimento aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", disse.

Na ocasião, também reafirmou que caberá à Frente Parlamentar organizar uma agenda para realização de reuniões (previstas para o segundo semestre, após o recesso do meio de ano), eventos específicos e painéis técnicos para aprofundar as discussões sobre o tema. "Todos nós estamos comprometidos com a busca de soluções efetivas e viáveis para o enfrentamento dessa doença", acrescentou.

As declarações do deputado Edmir Chedid ocorreram no VI Simpósio Internacional de Neurorradiologia, realizado pela Sociedade Brasileira de Neurologia (SBN), no Hotel Intercontinental, em São Paulo. O evento também contou com a participação do deputado Ricardo Madalena (PL). "Esta foi uma oportunidade importante para apresentarmos as nossas propostas e conhecermos os estudos mais recentes sobre o tema realizados no Brasil e em outros países", concluiu.

AVC

O deputado Edmir Chedid é autor da Lei 17.981/2024, que criou a Política Estadual de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral e de Apoio às Vítimas - a matéria foi aprovada em fevereiro pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e sancionada um mês depois pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A iniciativa garante a promoção da qualidade de vida da comunidade e a redução das vulnerabilidades decorrentes dos fatores de risco do AVC.

Em relação à Frente Parlamentar, o Poder Legislativo publicou em abril a nomeação dos deputados que compõem a iniciativa pelo enfrentamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ao todo, 43 dos 94 parlamentares de diversos partidos assumiram o compromisso de manter e ampliar as discussões relacionadas ao tema, conforme a proposta defendida pelo parlamentar à Assembleia Legislativa.


alesp