Deputado destaca importância de planejamento no novo contrato do Sistema Castello-Raposo

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28/05/2024 18:14 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Carlos Cezar

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Dep. Carlos Cezar e secretária Natália Resende<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg326194.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sistema Castello-Raposo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg326200.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sistema Castello-Raposo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg326195.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sistema Castello-Raposo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg326196.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Sistema Castello Branco - Raposo Tavares, formado pelas rodovias que fazem o acesso de Sorocaba a São Paulo e aos municípios de sua Região Metropolitana, será administrado por um novo contrato de concessão a partir de março de 2025. Para o deputado Carlos Cezar (PL), a atual etapa de elaboração do projeto, coordenada pelo Governo de São Paulo é fundamental para que o contrato preveja melhorias não só às atuais necessidades dos usuários, mas, também planeje as necessidades futuras.

Carlos Cezar abordou as principais necessidades apontadas pelos usuários do Sistema Castello-Raposo, formado pelas rodovias Castello Branco (SP-280), Senador José Ermírio de Moraes - a Castelinho (SP-075), Dr. Celso Charuri (SPA-91/270) e Raposo Tavares (SP-270), com a secretária do Meio Ambiente, Logística e Transportes, Natália Rezende, e com o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, pasta responsável por promover os leilões das novas concessões.

Dentre os quais: o acesso da Celso Charuri à Castelinho; o acesso da Avenida Jerome Case ao Km 7,5 da Castelinho; readequação nos dois sentidos do entroncamento da Celso Charuri ao Km 92 da Raposo Tavares; acessos entre o Km 102 da Raposo Tavares à Avenida Armando Pannunzio e à Rodovia João Leme dos Santos (SP-264); revisão técnica completa nas marginais da Raposo Tavares (Km 91 ao Km 101), para a execução de melhorias nos dispositivos de segurança, controle de velocidade e adequações dos pontos de acesso entre as vias marginal e expressa, tendo em vista os acidentes causados pela diferença nos respectivos limites de velocidade (70 Km/h e 110 Km/h); analisar a criação de um acesso direto da João Wagner Wey ao Km 101 da Raposo Tavares, fechado depois da implantação de um viaduto na Rua Augusto Lippel; e ampliação e implantação de melhorias nos sistemas de iluminação, pontos de ônibus, ciclovias, passarelas e pontos de travessia, em especial, nos pontos de acessos aos municípios.

Diariamente, circulam pelas rodovias Castello Branco, Castelinho, Celso Charuri e Raposo Tavares mais de 100 mil veículos, índice que aumenta em mais de 50% em fins de semana e feriados. Nos novos contratos, o sistema será dividido em dois lotes: Rota Sorocabana e a Nova Raposo, nos quais serão incluídos outras estradas e rodovias, representando mais de R$ 17 bilhões em investimentos e 700 quilômetros de obras. Ao longo do último mês de abril, a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), realizou audiências públicas presenciais e on-line para a colher sugestões dos usuários. A Artesp deve publicar editais de leilão até o mês de julho e s processos de leilões, conduzidos pela SPI, devem ocorrer entre os próximos meses de setembro e outubro.

alesp