Deputado propõe Terceirização e Uso de Inteligência Artificial no Serviço Público
28/05/2024 18:02 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Guto Zacarias

O deputado Guto Zacarias (União), vice-líder do Governo de SP na ALESP, protocolou três emendas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias do ano de 2025 (Projeto n. 302/2024) encaminhado pelo Governador, Tarcísio de Freitas, para ALESP.
A principal emenda apresentada pelo Deputado prevê que os órgãos públicos considerem a terceirização de serviços e a substituição de servidores por soluções de inteligência artificial (IA). Esta proposta visa promover um serviço público mais eficiente e conter os crescentes gastos com o funcionalismo e a previdência de servidores.
De acordo com o deputado Guto Zacarias, "O uso da inteligência artificial permite à Administração resolver diversas demandas das pessoas sem a necessidade de passar por longos e caros processos de contratação de servidores que, uma vez contratados, terão salários altos e previdência própria." A emenda tem como objetivo reduzir significativamente os custos operacionais e administrativos, promovendo uma gestão pública mais moderna e eficaz.
Ainda, segundo o Deputado há diversos campos do serviço público aptos ao uso intensivo da inteligência artificial, que pode ser uma alternativa mais econômica e eficiente em comparação aos métodos tradicionais de contratação e manutenção de servidores. "A tecnologia está evoluindo rapidamente, e precisamos aproveitar essas inovações para melhorar a prestação de serviços públicos sem onerar ainda mais os cofres públicos," afirmou Guto.
Notícias relacionadas
- Deputado da Alesp protocola Moção de Repúdio contra Deputado Federal Márcio Jerry
- Governo Estadual e Deputada lançam programa Jovem Aprendiz Paulista
- Deputados solicitam construção de nova sede para os Bombeiros em São José do Rio Preto
- Deputado se reúne com Secretário do Estado para tratar demandas da Fundação Casa
- Presidente da frente de construção e mineração visita feira do setor
- Alesp aprova projeto que institui a Semana de Prevenção para proteger a visão das crianças dos males causados por celular
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações