Deputado denuncia falta de merenda escolar em Araras e solicita investigação

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
27/03/2024 18:09 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Danilo Balas

Compartilhar:

Deputado Danilo Balas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321503.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ofício foi encaminhado à Promotoria de Justiça de Araras e ao Ministério Público de São Paulo

O Deputado Estadual Danilo Balas (PL) enviou o Ofício AFDB n. 068/2024 à Promotoria de Justiça de Araras e ao Ministério Público do Estado São Paulo (MP/SP) denunciando possíveis situações ilícitas na cidade. Em 7 de março de 2024, o gabinete do Deputado Balas recebeu documentos, denúncias e abaixo-assinado referentes à falta de merenda para as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil José Dante Rodini.

"Os pais e responsáveis têm se mobilizado para ajudar a complementar a merenda escolar através de vaquinhas e doações. No entanto, esta não é a solução sustentável a longo prazo. É essencial assegurar que as crianças tenham acesso regular e adequado à alimentação necessária para seu bem-estar e desenvolvimento", reflete Danilo Balas.

O Deputado destaca ainda possíveis problemas relacionados à gestão do dinheiro público, o que, em tese, viola os princípios constitucionais basilares da Administração Pública e caracteriza condutas reprováveis pela legislação brasileira. Isso implica o dever de apurar e investigar os supostos atos que levaram à falta de merenda escolar adequada, sob as diferentes perspectivas legais: civil, administrativa e/ou penal, de forma a averiguar responsabilidades.

A denúncia foi realizada para que sejam tomadas as devidas providências, com regularização urgente da merenda escolar na referida instituição. No documento ao promotor de Araras e ao MP/SP, o parlamentar ressalta que a alimentação escolar é um direito assegurado a todos os estudantes matriculados na rede pública. "A falta de merenda escolar configura clara violação do dever, neste caso, municipal, prejudicando o desenvolvimento educacional dos alunos e infringindo seus direitos fundamentais", afirma o Deputado Danilo Balas.


alesp