Comissão de Educação e Cultura da Alesp aprova lista de indicados ao 'Prêmio Inezita Barroso'

Reconhecimento aos destaques da cultura popular paulista acontece em cerimônia marcada para março do ano que vem
13/12/2023 18:04 | Comissão de Educação e Cultura | Rafael Sotero, sob supervisão de Fábio Gallacci - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Comissão de Educação e Cultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315919.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Educação e Cultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315920.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo votou e aprovou, em sua terceira reunião extraordinária, realizada nesta quarta-feira (13), uma lista de 20 nomes indicados a 7ª edição do "Prêmio Inezita Barroso". O evento homenageia e premia as pessoas físicas e jurídicas que se destacaram na sociedade em razão de sua contribuição à música caipira de raiz e qualquer outra forma de arte genuinamente popular que a complemente.

A premiação leva o nome de Inezita Barroso, nascida na Capital, em 1925. Artista de destaque nacional, ela sempre foi apontada como um dos ícones da música caipira e do chamado sertanejo raiz, atuando como instrumentista, cantora, compositora, apresentadora e pesquisadora do folclore brasileiro.

O prêmio, instituído pela Resolução nº 910/2016, é concedido pelo presidente do Parlamento, mediante proposta da Comissão de Educação e Cultura, a partir de indicações feitas àquele órgão por deputado ou deputada, sociedade civil, núcleos e instituições culturais do Estado.

Mudança

A presidente da Comissão, deputada Professora Bebel (PT), informou que haverá uma mudança no espaço e na recepção das pessoas para a premiação em 2024. "Se tratando de música, tem muito balanço, as pessoas querem dançar, acho que deve se dar um tom mais festivo mesmo. Dando espaço para a arte, a cultura e a expressão propriamente dita", comentou a deputada.

Presenças

Além da Professora Bebel, a reunião contou com a presença dos deputados Mauro Bragato (PSDB); Lucas Bove (PL); Tenente Coimbra (PL); Tomé Abduch (Republicanos); Dr. Eduardo Nóbrega (Podemos) e Carlos Giannazzi (Psol).

Indicados

Os nomes indicados ao prêmio são:

- Amaraí (em memória)

- Luis Cláudio Soares Lacerda

- Jackson Antunes

- Grupo Seresteiros da Viola

- João Carlos Martinez Comunicador

- Cícero Almeida (Ciceronni)

- 'Dois Girassóis'

- Jocelino Soares

- Cavalhadas da Franca

- Gabeu

- Celio e Serginho

- Luiz Rocha

- Trio do Projeto Caipira Formado Pelos Músicos Suzana Salles, Lenine Santos e Ivan Vilela

- Juninho Lima e Marcel

- Wagner e Walmir

- Leandro de Abreu

- José Ângelo

- Orquestra de Violas de São João da Boa Vista

- Leandro Baldissera

- Alex Marli Dias

alesp