Comissão da Alesp elege representantes para elaboração de Plano Estadual de Educação
24/06/2025 18:33 | Comissão de Educação e Cultura | Giullia Chiara - Foto: Bruna Sampaio




A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo elegeu, nesta terça-feira (24), membros do colegiado para compor a Comissão Gestora de Elaboração do Plano Estadual de Educação de São Paulo (PEE) para o decênio 2026-2036. O deputado Lucas Bove (PL) foi eleito representante titular, enquanto a deputada Marina Helou (Rede) foi nomeada suplente do cargo.
"Meu mandato é voltado à Educação e vamos sentar para debater com o Governo do Estado e com os demais deputados. Minha proposta é ouvir a todos e conduzir o tema da forma como a minha ideologia acredita, mas de maneira democrática e, o mais importante, pensar no aluno, no professor e na comunidade escolar ", pontuou Lucas Bove.
"Esse é um tema muito relevante e importante, porque vamos pensar a Educação para os próximos dez anos. Vamos acompanhar esse tema com toda a dedicação e atenção que ele merece" comentou o presidente da Comissão, deputado Simão Pedro (PT).
O Plano Estadual de Educação visa instituir - pelo período de dez anos - metas e estratégias para garantir o direito à educação de qualidade e é elaborado em consonância com as diretrizes estabelecidas no Plano Nacional de Educação. A Comissão Gestora tem a finalidade de coordenar e articular a construção colaborativa do PEE em todas as suas etapas.
Além dos parlamentares da Comissão de Educação e Cultura da Alesp, o colegiado é composto por representantes de outros órgãos e instâncias, como a Secretaria da Educação do Estado, o Conselho Estadual de Educação e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Evasão Escolar
Durante a reunião, o colegiado ainda deu parecer favorável ao Projeto de Lei 1394/2023, de autoria do deputado Leonardo Siqueira (Novo), que institui o Programa Aluno Presente. A iniciativa visa reduzir o abandono e a evasão escolar no ensino médio público por meio de incentivos comportamentais.
Além dos parlamentares citados, estiveram presentes os deputados Oseias de Madureira (PSD), Professora Bebel (PT), Guto Zacarias (União), Tomé Abduch (Republicanos), Leci Brandão (PCdoB), Dr. Eduardo Nóbrega (Podemos) e Marina Helou.
Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:
Confira a galeria de imagens da reunião
Notícias relacionadas
- Comissão de Educação e Cultura da Alesp aprova lista de indicados ao 'Prêmio Inezita Barroso'
- Comissão de Educação e Cultura da Alesp dá aval a 29 projetos de lei
- Secretário da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo apresenta resultados e metas à Alesp
- AO VIVO: Comissão de Educação e Cultura realiza encontro para votar proposituras
- AO VIVO: Comissão de Educação e Cultura realiza encontro para debater e votar proposituras
- Execução do plano estadual de ensino será analisada em blocos
- Deputados vão fiscalizar o plano estadual de educação
Notícias mais lidas
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Velório de Ruy Ferraz Fontes, ex-delegado-geral da Polícia Civil, será realizado na Alesp
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Alesp sedia abertura da Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo
- Na Alesp, professores da rede pública de São Vicente reivindicam direitos trabalhistas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações