Pedido de informação sobre desaparecimento do jovem Samuel há 6 anos

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
23/10/2023 15:45 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Enio Tatto

Compartilhar:

Sandro de Andrade pai de Samuel e dep. Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311721.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Enio Tatto enviou Requerimento de Informação ao secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo Guilherme Derrite, sobre o desparecimento do jovem Samuel Gustavo de Andrade, então com 19 anos, na madrugada de 9 de dezembro de 2017, na região do Grajaú, extremo sul de São Paulo, após sair de uma festa.

Entre as informações que o deputado solicita, estão as seguintes:

1. Como está sendo feita a investigação sobre o desaparecimento? 2. Quais são as autoridades envolvidas? 3. Quais são os agentes que a família deve procurar para ter informações sobre o caso? 4. Há indícios de cometimento de crime? 5. Quais são os dados reais que a investigação já conseguiu obter?

O pedido de informação foi feito por Sandro José de Andrade e Maria Aureliano de Andrade, pais do desaparecido. A família não tem notícias acerca das investigações. Samuel fará 26 anos no mês de dezembro e já são quase seis anos sem notícias.

O desaparecimento do jovem levou o deputado a apresentar o Projeto de Lei (PL) 247/2021, que cria o programa "Alerta Samuel", onde o poder público é obrigado a emitir alerta emergencial sobre o rapto, sequestro ou desaparecimento de criança ou adolescente no estado de São Paulo.

O PL foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa e vetado pelo então governador João Doria. O PL retornou à Assembleia Legislativa, que, em matéria de lei estadual, dá a última palavra. O veto está na Ordem do Dia, ou seja, pronto para ser apreciado.

alesp