Deputado questiona na CPI da Enel prejuízos causados por quedas no fornecimento de energia

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
26/09/2023 12:03 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Carlos Cezar

Compartilhar:

Deputado Carlos Cezar na CPI da Enel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309680.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI da Enel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309681.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI da Enel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309682.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para investigar irregularidades nos serviços prestados pela Empresa Nacional de Energia (Enel) na Região Metropolitana de São Paulo aprovou, em reunião na manhã desta terça-feira (26), requerimento do deputado Carlos Cezar (PL) com questionamentos direcionados aos setores da indústria, comércio e da saúde.

O requerimento solicita informações sobre eventuais prejuízos causados aos estabelecimentos por interrupções no fornecimento de energia elétrica nos últimos 24 meses e quais as consequências destes problemas. O documento será destinado à Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH); à Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp); ao Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindhosp); à Federação de Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio); e à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Carlos Cezar justifica o requerimento tendo em vista o papel da CPI de fiscalizar a qualidade do fornecimento de energia concessionária e cobrar uma prestação de serviço compatível às tarifas. "Os usuários não podem conviver com as constantes falhas no funcionamento que nos estão sendo relatadas. Por isso, é fundamental investigarmos também os prejuízos coletivos à sociedade, no caso, à saúde, um serviço essencial, e à cadeia produtiva da indústria e do comércio", destaca.

A CPI da Enel tem por objetivo investigar os serviços de fornecimento de energia elétrica em 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, no período de 2018 a 2023. O grupo deve focar especialmente nas quedas de energia, cobrança de valores, suporte aos consumidores e prefeituras, execução da tarifa social, contratos assinados e no estado de conservação da infraestrutura como montar loja virtual da rede energética.

Inclusive, a população pode participar de forma mais efetiva da CPI através do site www.ajudeacpidaenel.com. Por meio do link, os cidadãos de qualquer município podem relatar, por meio de um formulário, os problemas vivenciados em decorrência do serviço da Enel em sua localidade e como a empresa agiu em relação à situação apontada.

alesp