Campanha Setembro Amarelo destaca medidas de prevenção ao suicídio

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
31/08/2023 13:49 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Campanha Setembro Amarelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307979.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Entidades públicas e privadas de desenvolvimento social e saúde irão realizar a partir desta sexta-feira (01/09) a Campanha Setembro Amarelo, instituída com o objetivo de promover ações de conscientização e de prevenção ao suicídio. Realizada em nível mundial, a iniciativa recebeu o apoio do deputado Edmir Chedid (União) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

De acordo com o parlamentar, 38 pessoas em média se suicidam diariamente no Brasil - com base nas informações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Na prática, o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como AIDS e câncer. "No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, uma média de 38 suicídios por dia. Este é um número muito preocupante", afirmou.

Edmir Chedid declarou ainda que o suicídio é a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal entre os jovens de 15 anos a 29 anos de idade. "A Organização Mundial da Saúde aponta que o suicídio é considerado a segunda causa de mortes entre jovens, depois de acidentes de trânsito. Uma realidade que sempre deve ser discutida", disse.

"Os números diminuem em todo o mundo. Os países das Américas, no entanto, estão na contramão. Praticamente 100% dos casos de suicídio estão relacionados às doenças mentais não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. A maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico ou às informações de qualidade", acrescentou.

Procure Ajude

Edmir Chedid lembrou que existem instituições especializadas no país que prestam apoio e atenção gratuitos às pessoas que passam por dificuldades e pensam em cometer suicídio. "É preciso buscar ajuda o quanto antes! Aliás, o ideal é que haja um acompanhamento psicológico, além do amparo da família e dos amigos. Para isso, é fundamental contar com nossas instituições", explicou.

"Caso alguém esteja com sérios problemas e pense em considerar o suicídio, por favor, procure ajuda entrando em contato com entidades. Como exemplo, temos o Centro de Valorização à Vida (CVV), considerado referência nacional no atendimento às pessoas; não é preciso se identificar. Também é possível buscar ajuda pelo portal ?Setembro Amarelo? - setembroamarelo.com", concluiu.

Origem

No calendário, 10 de setembro marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A iniciativa começou nos Estados Unidos quando Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994 - ele cometeu suicídio dentro de um Mustang 68 que restaurou e pintou de amarelo. Em seu funeral, distribuíram fitas amarelas com mensagens de apoio às pessoas que estivessem com o mesmo problema.

Conteúdo completo

edmirchedid.com.br/noticias

alesp