Deputado coordena seminário sobre Reforma Tributária

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
12/07/2023 18:32 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Deputado Luiz Claudio Marcolino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2023/fg305319.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário Reforma Tributária<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2023/fg305339.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Evento realizado em parceria com o Sinafresp terá palestras e debate sobre as mudanças no sistema tributário nesta quinta-feira (12/07), às 9h, na Alesp

Acontece nesta quinta-feira (13/07), às 9h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o seminário Reforma Tributária - Impactos no Estado de São Paulo para os Setores Público e Privado. O evento é coordenado pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT) e realizado em parceria com o Sinafresp (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo).

A Reforma Tributária - aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada e que agora tramita no Senado - vai promover uma série de alterações que eram muito aguardadas pela sociedade brasileira, entre elas o fim da guerra fiscal entre os estados. Desde a implantação do Plano Real, em 1993/1994, não era promovida uma mudança tão significativa no setor.

O seminário contará com palestras e debate para explicar e mostrar as principais mudanças e esclarecer dúvidas de auditores fiscais, cidadãos e demais participantes do evento, representantes dos setores público e privado.

O tema será abordado pelo deputado Luiz Claudio Marcolino, que é economista e vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, e pelos auditores fiscais Ângelo de Angelis e Rodrigo Frota, que discorrerão sobre os novos tributos criados, os extintos e o período de transição.

Já o debate será mediado pela auditora fiscal Maria Patrícia de Pádua Del Nero e pelo diretor da Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) Glauco Honório.

O Sinafresp vai emitir o certificado de participação e a previsão do término do evento é às 13h.

Sobre os palestrantes e mediadores:

ÂNGELO DE ANGELIS - Auditor Fiscal da Receita Estadual, professor, graduado e mestre em Economia pela Unicamp e membro do Comitê Técnico da Febrafite e pesquisador do NEF FGV-SP.

RODRIGO FROTA DA SILVEIRA - Auditor Fiscal da Receita Estadual, professor, graduado em administração e direito, mestre pela FEA-USP, especialista em Política e Técnica Tributária pelo CIAT, membro do Comitê Técnico da Febrafite e pesquisador do NEF FGV-SP.

MARIA PATRÍCIA DE PADUA DEL NERO - Auditora Fiscal da Receita Estadual de São Paulo há 25 anos, graduada em engenharia agronômica e ciências contábeis, especialista em gestão empresarial e em gestão pública e mestre pela UFSCar em gestão de organizações e sistemas públicos.

GLAUCO HONORIO - Auditor Fiscal da Receita Estadual, ingressou na carreira em 1990. Atuou como Delegado Regional Tributário em Campinas. Economista, pós-graduado em Administração Financeira e Gestão Tributária pela Fundap e com MBA em Economia do Setor Público pela USP. Vice-presidente do Sinafresp por dois mandatos (2016-2018 e 2019-2021), diretor do Departamento de Projetos Especiais da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) 2020/2022), atualmente diretor Administrativo e Financeiro da Fenafisco para a Gestão (2023/2025).


alesp