Educação: PL que propõe disciplina de Programação de Códigos está pronto para ser votado

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
03/07/2023 13:58 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Edmir Chedid, autor do Projeto de Lei<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2023/fg304619.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei 933/2016, que inclui a disciplina de Linguagem de Programação de Códigos no Ensino Fundamental, está pronto para a Ordem do Dia - votação final. A iniciativa, de autoria do deputado Edmir Chedid (União), beneficiará estudantes da rede pública estadual; as discussões referentes à matéria foram concluídas cinco anos atrás na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Pela proposta, a disciplina será facultativa aos alunos do Ensino Fundamental de unidades privadas que integram o Sistema Estadual de Educação. "Caso seja aprovado, a disciplina será ministrada por profissionais de Tecnologia da Informação, como já ocorre no Sistema Público de Educação, devendo ser oferecida por dois anos seguidos no Ensino Fundamental", disse o parlamentar.

Edmir Chedid explicou que o objetivo do Projeto de Lei é corrigir uma falha no ensino brasileiro referente à ausência da Linguagem de Programação de Códigos. "A Linguagem de Programação é um dos passos para a alfabetização digital e será cada vez mais uma habilidade importante para toda a vida, pois desenvolve capacidades fundamentais, como a da resolução dos problemas", afirmou.

O Projeto de Lei recebeu parecer favorável das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), de Educação e Cultura (CEC) e de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa; a matéria está pronta para a Ordem do Dia desde 11 de maio de 2018. "Apesar do volume de projetos, espero que seja votada em breve pelos parlamentares", complementou.


alesp