Cultura do interior e Segurança Pública foram destaques dos deputados durante sessão ordinária

Os parlamentares têm de cinco a dez minutos para pronunciamentos de temas livres, no Plenário Juscelino Kubitscheck
13/06/2023 19:29 | Sessão Ordinária | Jaqueline Fervolli - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303200.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303201.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303202.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303203.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Festas de interior, Segurança Pública e Cultura foram alguns dos temas abordados pelos deputados e deputadas da Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta terça-feira (13), durante o Pequeno e Grande Expedientes. As sessões extraordinárias acontecem de segunda à sexta-feira, no Plenário Juscelino Kubitscheck do Palácio 9 de Julho, e os parlamentares têm de cinco a 10 minutos para os pronunciamentos.

Festas de Interior

O apoio às festas de interior foi tema defendido da deputada Fabiana Barroso (PL). A parlamentar ressaltou a grandiosidade de festas como a de Corpus Christie de Matão, conhecida nacionalmente pelo tradicional ?tapete?; os eventos juninos no município de Barrinha; e destacou também os rodeios que acontecem em todo o Estado, eventos que, de acordo com ela, movimentam o comércio e valorizam a cultura local.

"Para quem está em São Paulo, os assuntos de interior parecem coisas pequenas. Só que o que ocorre no interior, para quem mora lá é gigantesco", disse.

Segurança

O deputado estadual Reis (PT) citou sua participação, na última segunda-feira, 12, em reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite. De acordo com ele, foram discutidas pautas, como: Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) para investigadores e escrivães, objeto da lei complementar 70/2023, de sua autoria; a questão da classe imediata para os Policiais Civis; ajuste da lei das aposentadorias; e o PLC 62, que trata das questões do oficial administrativo.

"Eu quero dar publicidade porque tem vários projetos que apresentei nesta casa e que têm relação com os policiais militares e civis. Foi uma reunião bastante amistosa", acrescentou.

Ainda sobre o pilar da segurança pública, o deputado estadual Capitão Telhada (PP) também divulgou que participou de reunião no Palácio dos Bandeirantes e exaltou a sanção da Lei Complementar sobre o reajuste dos salários dos policias.

O deputado ainda explanou ações dos Governo Estadual anunciadas para o setor, como: aumento de 50% das atividades ostensivas da Polícia Militar (Dejem); Investimento de R$ 23 milhões para o Hospital da PM e o projeto para recontratação de policiais veteranos para serviço administrativo. "São importantes passos já anunciados pelo governador Tarcísio", comemorou.

Lei Paulo Gustavo

A Lei Federal Paulo Gustavo (195/2022), que prevê o repasse de R$ 3,8 bilhões para o fomento à Cultura, foi pauta levantada pelo deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT). O parlamentar trouxe informações sobre o acesso ao recurso, que tem prazo para acontecer.

"É importante essa informação, porque o prazo para ter acesso ao edital é 60 dias após o lançamento desses recursos, que foi no dia 12 de maio. Então, o prazo para a execução dos planos de trabalho, pelos municípios e Estado, é dia 12 de julho", alertou.

Renda Básica

O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) voltou a defender a Renda Básica na tribuna. Em discurso sobre a aprovação da Lei Federal 14.578/23, que recriou o Bolsa Família, o parlamentar defendeu que todas as pessoas possam receber uma renda para atender suas necessidades.

"Espero, da parte dos ministros responsáveis, como Wellington Dias, que possam estudar as etapas na direção para instituição da renda básica, para que tenhamos esse instrumento de política econômica plenamente realizado", concluiu.


alesp