Sanção do reajuste salarial das polícias é destaque dos discursos na sessão desta segunda, 12

Pequeno e Grande Expedientes são momentos nos quais os parlamentares podem discursar sobre temas livres
12/06/2023 17:24 | Sessão Ordinária | Gustavo Oreb Martins - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Deputado Lucas Bove<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303039.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Reis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Eduardo Suplicy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303041.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Gianazzi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Gil Diniz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303043.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Major Mecca <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303059.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Oseias de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303060.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303061.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Tarcísio de Freitas sancionou, hoje pela manhã, no Palácio dos Bandeirantes, a lei que concede aumento aos policiais de São Paulo. O projeto de autoria do governo foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde, no dia de hoje, foram realizados diversos discursos sobre o assunto, durante a sessão ordinária, nos Grande e Pequeno Expedientes.

Os deputados Lucas Bove (PL) e Gil Diniz (PL), por exemplo, comemoraram a sanção do governador ao projeto de recomposição do salário dos policiais. Os parlamentares acreditam que a medida é um primeiro passo muito importante para a valorização da segurança pública em São Paulo. No entanto, Lucas fez questão de pontuar que "os deputados ainda vão trabalhar por novas medidas que melhorem as condições dos policiais de todos os setores, garantindo também o apoio jurídico e psicológico a eles".

O deputado Major Mecca (PL), em consonância, pediu mais apoio dos âmbitos legislativo e jurídico de São Paulo aos profissionais. "Muitos veteranos da polícia militar estão sendo atacados e não possuem respaldo ou defesa qualquer por eles, muito pelo contrário, há muita insegurança", discursou.

Em contrapartida, Reis (PT) criticou a ausência do aumento para outras categorias no projeto, bem como o percentual concedido aos terceiros-sargentos e segundos-tenentes, que tiveram o menor dos reajustes. Além disso, destacou as funções de investigador e escrivão dentro da polícia, que, segundo o deputado, não recebem o devido reconhecimento.

"Estão faltando funcionários nestas funções. Deveriam ser mais vistos, e o Governo de São Paulo precisa abrir novos concursos, pois a demanda é muito forte", declarou Reis.

Fazendo coro ao companheiro de partido, o deputado Paulo Fiorilo (PT) disse crer que o debate acerca do Projeto de Lei Complementar 75/2023 deveria ter sido mais amplo na Assembleia, com aprovação de emendas que ajudassem a totalidade da categoria das polícias de São Paulo.

"Como servidor público, eu vejo a importância da melhoria de todo o setor. Mesmo fazendo parte da bancada de oposição ao governador, torço para que novos projetos sejam apresentados nesse sentido, com um debate mais amplo na nossa Casa de Leis", pronunciou o líder do Partido dos Trabalhadores na Alesp.

Parada LGBTQIA +

O deputado Eduardo Suplicy (PT) enalteceu a realização da última parada LGBTQIA+, que ocorreu na Avenida Paulista, no último domingo, dia 11 de junho. "Este evento é uma referência para o mundo todo, não só para o Brasil. São Paulo recebe milhares de turistas de outros países durante as paradas, e é evidente a importância do respeito em nossa sociedade e como isso influencia um mundo melhor", disse.

Outros assuntos

Por sua vez, o deputado Carlos Giannazi (Psol) demonstrou apoio à greve dos servidores públicos da cidade de Embu das Artes, que estão há meses com salários atrasados. "Recebi muitas denúncias destes servidores, dizendo que há uma tentativa de punição dos grevistas, que estão apenas reivindicando seus direitos. Isto é inadmissível, eles têm todo o meu apoio", manifestou.

Já Oséias de Madureira (PSD) fez o uso da tribuna para fazer homenagem ao Dia do Pastor, comemorado no dia de ontem, 11. "Agradeço a todos que levam sabedoria e a palavra de Deus à população. Os pastores chegam aonde ninguém chega e levam aos fiéis todo o conhecimento", encerrou.


alesp