União Brasil promete diálogo com outras bancadas em sua primeira legislatura na Alesp
24/03/2023 15:14 | Especial Bancadas | João Pedro Barreto, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Fotos: Agência Alesp







A Bancada do União Brasil chega à 20ª legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo após a primeira eleição disputada pelo partido com esta nova sigla. A bancada será formada por 7 deputados: Daniel Soares (2° mandato), Edmir Chedid (8° mandato), Felipe Franco (1° mandato), Guto Zacarias (1° mandato), Milton Leite Filho (5° mandato), Rafael Saraiva (1° mandato) e Solange Freitas (1° mandato).
O União Brasil foi criado apenas no dia 8 de fevereiro de 2022. Portanto, ainda não compunha o corpo de deputados da Alesp no início da 19ª legislatura. Entretanto, o partido surge da fusão de dois partidos que estavam presentes na última legislatura: PSL e Democratas. Em 2019, o PSL era a maior bancada da Casa, com 15 deputados, e o DEM, a quinta maior, com 7 deputados. Após 4 anos, os partidos retornam juntos à Assembleia, mas agora com apenas 7 deputados.
O escolhido para liderar a bancada do partido foi Milton Leite Filho, deputado que ingressa para o seu 5° mandato na Casa, após ser eleito uma vez pelo PFL e 3 pelo Democratas. "Temos uma bancada diversa e coesa e juntos trabalharemos, seja nas Comissões, seja em Plenário, para ajudar o Estado", comentou o líder.
"O partido aposta não só na experiência dos parlamentares que já atuam no legislativo, mas na renovação dos que chegam ao primeiro mandato. A troca de experiências é muito importante", disse Edmir Chedid, um dos deputados mais antigos da Casa, sobre a composição da primeira bancada do partido, que conta com 4 estreantes e 3 reeleitos.
Prioridades e bandeiras
Milton Leite Filho ressaltou que o União Brasil irá trabalhar para o desenvolvimento de São Paulo e para melhorar a vida do povo paulista. "Apoiaremos e proporemos medidas que façam com que São Paulo continue sendo a locomotiva do país", afirmou o líder.
Chedid comentou que o partido seguirá na Assembleia o fundamento sob o qual foi fundado em 2022: a pluralidade, tanto de costumes, quanto de origens e ideias. "Entendo que é nossa obrigação continuar propondo projetos de lei, requerimentos e indicações que possam resultar em melhorias na qualidade de vida da comunidade; continuar apresentando sugestões em áreas que considero fundamentais para a administração pública, como educação, habitação, infraestrutura e saúde", explicou o parlamentar.
Relacionamento na Casa
Sobre o relacionamento com as outras bancadas da Assembleia, os deputados do União ressaltaram que o diálogo irá imperar durante as discussões. "Não existe política sem diálogo. Muito diálogo, discussão, composição e proposição", confirmou Milton Leite Filho.
"É preciso deixar de lado algumas ideologias a fim de avançarmos em propostas que atendam a um número cada vez maior de pessoas; e deixar de lado algumas ideologias para que também possamos atender a grupos específicos da sociedade, muitas vezes hostilizados ou marginalizados por não estarem inseridos num contexto amplo", analisou Edmir Chedid.
Notícias relacionadas
- Líder da Minoria na Alesp garante "fiscalização firme" e oposição à agenda de privatizações
- Com o dobro de parlamentares, PSD comemora aumento da representatividade no Estado
- PP celebra "oxigenação" na Alesp e quer ampliar foco de atuação
- Saúde, Educação e Segurança são as principais pautas defendidas pelo Republicanos na Alesp
- Com maior bancada da Alesp, Partido Liberal aposta no diálogo para a aprovação de propostas
- Terceiro maior grupo da Alesp, PSDB/Cidadania mira "desenvolvimento humano" e "zelo à democracia"
- Psol e Rede unem forças em federação e prometem defesa de grupos sociais na Alesp
- Parlamentares do PSB confiam na coesão para defender suas bandeiras
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações