Psol e Rede unem forças em federação e prometem defesa de grupos sociais na Alesp
24/03/2023 16:04 | Especial Bancadas | Matheus Batista - Foto: Agência Alesp





Com seis parlamentares ao todo, a união entre o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e o Rede Sustentabilidade (Rede) é uma das três federações partidárias criadas para a 20ª legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. De acordo com as quatro deputadas e os dois deputados que formam o grupo, a pauta que os une é a defesa dos direitos de grupos sociais do Estado.
Ao todo, a federação Psol e Rede é composta pelas deputadas Ediane Maria, Marina Helou, Monica Seixas e Paula da Bancada Feminista, e pelos deputados Carlos Giannazi e Guilherme Cortez.
O Psol, com cinco representantes, é um partido que prega em seu programa político a defesa de movimentos sociais. Em seu segundo mandato na Alesp, a deputada Monica Seixas do Movimento Pretas, líder da federação, afirma que defenderá os valores do partido na Casa. "O Psol é um defensor dos direitos humanos e todo avanço que venha no sentido de cuidar das pessoas em situação de vulnerabilidade contará com nosso total apoio".
Para pôr em prática os projetos que tem para o Estado, Monica considera que será necessário unidade e respeito entre os partidos. "Tivemos uma legislatura passada de muita violência na Casa. Faço votos para que a gente não repita isso e que para que vejamos líderes de bancadas engajados em garantir que isso não se repita".
Já o Rede, representado nesta legislatura pela deputada Marina Helou, é um partido que tem como ideal o ambientalismo e a construção de um modelo de governo sustentável. Marina defende em seu mandato a primeira infância, segurança pública, saneamento e direitos das mulheres.
Bandeiras
Eleita pela primeira vez, a deputada Paula da Bancada Feminista faz parte de um mandato coletivo e leva ao Plenário da Alesp as pautas e demandas de outras quatro mulheres negras. "Sou só a representante de um projeto político muito maior que eu. As nossas pautas são a segurança pública e a defesa dos direitos humanos, das pessoas LGBTQIA+, da saúde pública, do movimento negro, da educação e do meio ambiente", explicou a parlamentar.
Já o deputado Guilherme Cortez, que também chega à Alesp pela primeira vez, defenderá em seu mandato os direitos das pessoas LGBTQIA+ e a valorização das universidades públicas. "Minhas primeiras propostas serão um pacote de projetos de lei para o enfrentamento às mudanças climáticas e a criação de três Frentes Parlamentares: em defesa da UNESP, de Combate às Mudanças Climáticas e pelos Direitos da População LGBTI+", afirmou Cortez.
Ex-líder do Psol na Casa, o deputado Carlos Giannazi está em seu quinto mandato e afirma que manterá para esta nova legislatura a sua luta na defesa dos professores estaduais e dos servidores públicos. "Só haverá prestação de serviços públicos de qualidade com o investimento no servidor que presta este serviço", afirmou.
Giannazi fez coro ao discurso da atual líder e disse que buscará a integração entre os partidos de oposição na Casa. "Haverá uma unificação dos partidos que se consideram de oposição para aprovar projetos para a educação, para a saúde pública e para fazer frente a projetos que cortem dessas áreas", completou.
Notícias relacionadas
- Líder da Minoria na Alesp garante "fiscalização firme" e oposição à agenda de privatizações
- Com o dobro de parlamentares, PSD comemora aumento da representatividade no Estado
- PP celebra "oxigenação" na Alesp e quer ampliar foco de atuação
- Saúde, Educação e Segurança são as principais pautas defendidas pelo Republicanos na Alesp
- Com maior bancada da Alesp, Partido Liberal aposta no diálogo para a aprovação de propostas
- Terceiro maior grupo da Alesp, PSDB/Cidadania mira "desenvolvimento humano" e "zelo à democracia"
- Bancada do Solidariedade defende o desenvolvimento econômico e pessoas com deficiência
- Parlamentares do PSB confiam na coesão para defender suas bandeiras
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações