Terceiro maior grupo da Alesp, PSDB/Cidadania mira "desenvolvimento humano" e "zelo à democracia"
24/03/2023 17:29 | Especial Bancadas | Juliano Galisi, sob supervisão de Cléber Gonçalves












O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) é uma das mais tradicionais agremiações do cenário político do país e, em São Paulo, marca presença desde sua fundação, em 1988. Para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a sigla chega com uma nova configuração: compõe uma federação partidária com o Cidadania. Juntos, os partidos somam 12 deputados, formando o terceiro maior grupo da Alesp.
PSDB e Cidadania atuarão, em efeitos práticos, de forma unificada. O líder do bloco é o deputado Vinícius Camarinha, que terá a missão de conduzir os interesses das duas agremiações e construir diálogos com as demais bancadas da Casa.
Experiência e renovação
No geral, a Federação PSDB/Cidadania é composta por políticos experientes. Segundo Camarinha, a bagagem política dos parlamentares será positiva para a bancada: "Temos um time de deputados com muita experiência na política. Isso será fundamental para seguirmos em harmonia com todos".
A bancada do PSDB/Cidadania conta, por exemplo, com Mauro Bragato, que detém o recorde de mandatos entre os parlamentares da legislatura. Ele está em sua décima primeira passagem pelo Legislativo Paulista. Assim como Camarinha, Bragato destaca que a experiência dos correligionários será importante para a construção de diálogos e soluções para a população: "Somos a terceira maior bancada da Assembleia e temos muita experiência para trabalharmos pelas demandas dos municípios paulistas, sempre com uma visão democrata".
Mauro reforça que o posicionamento do PSDB será pautado pelo zelo às instituições democráticas. "Nosso objetivo é oferecer aos brasileiros uma alternativa de pleno desenvolvimento social e econômico, com respeito absoluto à democracia", diz Bragato. "Ademais, a relação com as demais bancadas será de profundo respeito com cada partido e parlamentar, mas sem deixar de nos posicionarmos como centro democrático", completa.
Mas há também parlamentares de primeira viagem no bloco, como Ana Carolina Serra, do Cidadania. Ela destaca que a fusão assegurada pela federação entre os dois partidos é positiva. "Convergimos nas ideias para um estado com oportunidades para todos".
São deputados estaduais da Federação PSDB/Cidadania: Ana Carolina Serra, Analice Fernandes, Barros Munhoz, Bruna Furlan, Carla Morando, Carlão Pignatari, Dirceu Dalben, Maria Lúcia Amary, Mauro Bragato, Rafa Zimbaldi, Rogério Nogueira e Vinícius Camarinha.
Principais bandeiras
Segundo Vinícius Camarinha, o PSDB/Cidadania "defenderá uma melhor qualidade de vida. Focaremos nas pessoas, sobretudo, as que mais precisam de saúde, moradia e emprego".
Com base eleitoral no ABC paulista, Ana Carolina diz que seu mandato será pautado para políticas de assistência social e desenvolvimento humano. "Quero propor políticas públicas integrativas, atendendo o indivíduo em todos os níveis e considerando o sujeito em seus contextos social, familiar e cultural. Assim fazemos em Santo André e da mesma forma será feito no Estado de São Paulo", afirma a parlamentar.
Os partidos
O PSDB esteve à frente do Executivo paulista de modo quase ininterrupto durante 28 anos, entre 1994 e 2022. O domínio dos tucanos se refletiu também no Legislativo: no período, a Alesp teve apenas dois presidentes não filiados ao PSDB.
Em 2023, o comando do Executivo e Legislativo em São Paulo foi renovado com Tarcísio de Freitas, do Republicanos, e André do Prado, do PL. E, tratando-se de renovação, vale dizer que o Cidadania é a reinvenção do antigo Partido Popular Socialista (PPS), cujo nome foi alterado em 2019.
Notícias relacionadas
- Líder da Minoria na Alesp garante "fiscalização firme" e oposição à agenda de privatizações
- Com o dobro de parlamentares, PSD comemora aumento da representatividade no Estado
- PP celebra "oxigenação" na Alesp e quer ampliar foco de atuação
- Saúde, Educação e Segurança são as principais pautas defendidas pelo Republicanos na Alesp
- Com maior bancada da Alesp, Partido Liberal aposta no diálogo para a aprovação de propostas
- Bancada do Solidariedade defende o desenvolvimento econômico e pessoas com deficiência
- Parlamentares do PSB confiam na coesão para defender suas bandeiras
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações