Em lançamento, Frente Parlamentar das Atividades Náuticas prevê aumento de divulgações sobre o setor

Deputado coordenador do grupo informou que próxima reunião será em fevereiro do próximo ano
23/11/2022 15:00 | Frente Parlamentar | Fernando Bocardo - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Frente Parlamentar para o Desenvolvimento das Atividades Náuticas no Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2022/fg292524.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Castello Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2022/fg292525.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Tenente Nascimento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2022/fg292526.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafael Burlamaque<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2022/fg292527.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Antônio Castello Branco <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2022/fg292528.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar para o Desenvolvimento das Atividades Náuticas no Estado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2022/fg292529.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após lançamento da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento das Atividades Náuticas pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta semana, o coordenador do grupo, deputado Castello Branco (PL), apresentou um plano de ação que prevê aumento na divulgação das atividades náuticas, além de levantamentos sobre a estrutura e a capacidade de investimentos do setor.

Como o parlamentar não foi reeleito, um novo coordenador será definido para a próxima legislatura, que será iniciada em 15 de março de 2023. A frente reúne deputadas e deputados com a missão de contribuir para o setor que movimenta o esporte, o turismo, o comércio e o transporte fluvial.

Estão previstos encontros periódicos nos próximos meses, com a presença de especialistas, autoridades e membros da comunidade náutica. A próxima está marcada para fevereiro de 2023. O grupo também pretende fomentar a competitividade entre empresas do setor, aumentar a arrecadação para investimentos em políticas públicas, bem como incentivar alternativas de sustentabilidade.

O deputado Castello Branco afirmou que investimentos no setor podem beneficiar grande parcela da população paulista. "A atividade náutica tem potencial enorme de geração de renda e empregos", disse.

Presente no encontro, o presidente do Fórum Náutico Paulista e ex-deputado da Alesp, Marco Antônio Castello Branco, comentou sobre a importância de compartilhar recursos e informações entre as instituições. "A cooperação entre o Legislativo, a Marinha e o Fórum facilita todas as operações de desenvolvimento das atividades náuticas", pontuou.

Fiscalização

A fiscalização de embarcações foi outra pauta contemplada no encontro. O chefe do Estado Maior do 8° Distrito Naval, capitão Rafael Burlamaque, destacou o potencial hídrico do Estado de São Paulo e os desafios no controle de tantas embarcações. "Somos responsáveis pelos maiores portos do país, é um grande desafio, porém agora com o apoio do Legislativo estamos ainda mais motivados para sequência dos trabalhos", afirmou.

alesp