Varejistas pedem diminuição da carga tributária


24/10/2019 14:43 | Frente Parlamentar | Mauricia Figueira - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Frente Parlamentar Varejo do Estado de São Paulo	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242643.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valter Moura, Carla Morando, Celso da Usina, Carlo Ely e Paulo Pompilio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242637.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar Varejo do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242638.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242639.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celso da Usina, Carlo Ely e Paulo Pompilio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242640.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242641.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valter Moura e Carla Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242642.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valter Moura e Carla Morando	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242644.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242645.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Plenário Tiradentes recebeu na manhã desta quinta-feira (24/10) representantes de associações de varejistas no lançamento da Frente Parlamentar em prol do Varejo do Estado de São Paulo. O setor varejista conta com 500 mil estabelecimentos, que geram mais de três milhões de empregos e movimentam R$ 76 milhões em salários em todo o País. O principal ponto defendido pelos debatedores foi a necessidade da diminuição da carga tributária. A reforma previdenciária também foi defendida pelos representantes, que pediram medidas para desburocratizar o setor.

Segundo o diretor da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo e secretário em exercício da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em São Bernardo do Campo, Valter Moura Júnior, o setor varejista é um dos mais importantes do País. "É um dos que mais emprega no Brasil. Mas temos um problema na questão da burocracia e também do tributo. Os pequenos varejistas são os que mais sofrem", afirmou. Ainda segundo Valter Moura Júnior, a frente parlamentar é um importante passo para encontrar caminhos para desonerar o setor.

A frente parlamentar contou com o apoio de 20 deputados, entre eles Estevam Galvão (DEM). Para o parlamentar, a frente parlamentar vai beneficiar não apenas o comerciante, mas também o consumidor. "A reforma da previdência e a reforma tributária têm como meta a geração de emprego. O varejo gera muito emprego. O grande foco do Governador João Doria é o emprego", disse o deputado.

O ex-deputado estadual, atual prefeito de São Bernardo do Campo e vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados Orlando Morando também ressaltou que o varejo é um dos setores que mais emprega no País. "Só o setor de supermercado emprega mais de 550 mil pessoas diretamente, fora os empregos indiretos. Se considerarmos as lojas de departamento, material de construção, magazines, shopping center, estamos falando de um dos setores que mais emprega". Morando também ressaltou que o grande desafio é a desburocratização do setor.

A deputada Carla Morando (PSDB), coordenadora da frente parlamentar, pretende ouvir representantes do varejo para atuar no fortalecimento do setor. "Tivemos a presença de presidentes dos setores do supermercado, do comércio, de associações comerciais. Agora nas reuniões vamos entender o que atrapalha. Vamos facilitar a vida do empresário que gera emprego. Para isso que abrimos essa frente parlamentar", concluiu a deputada.

alesp