Aprovado na Alesp, programa Vizinhança Solidária cresce e já está presente em 267 cidades do Estado
28/07/2021 17:37 | Lei estadual | Leonardo Ferreira



Criado pela Polícia Militar e instituído por lei pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 2018, o programa Vizinhança Solidária cresceu e já está presente em 267 cidades paulistas, com o objetivo principal de auxiliar na redução da criminalidade por meio de parcerias comunitárias.
De acordo com a corporação, um dos casos de maior efetividade no Estado de São Paulo ocorreu no bairro dos Jardins, na capital paulista, onde os casos de furto e roubo caíram 60% entre um ano e outro. Ainda segundo a Polícia Militar, a média na redução dos crimes é de 70%.
O trabalho exige a atuação constante da população e das patrulhas policiais. Qualquer movimentação suspeita numa rua, por exemplo, os moradores se comunicam e acionam a Polícia Militar. A viatura mais próxima é direcionada para o local, atuando na prevenção de possíveis crimes.
A medida que se tornou a Lei 16.771/2018 é de autoria do ex-deputado Coronel Camilo, que hoje é secretário-executivo da Polícia Militar. "É uma integração do poder público com o próprio cidadão. O importante do programa é que, embora você tenha fóruns em que o poder público escuta o cidadão, o Vigilância Solidária vai além e coloca as pessoas pra conversarem e num determinado momento, quando necessário, comunicam a polícia, e ainda fomenta a solidariedade e o conceito de vizinho de conhecer o próximo", disse.
Ele afirmou que o programa, além de trazer segurança à população do Estado, não gera custos adicionais aos cofres do poder público. "O programa na verdade traz mais economia, possibilitando que o Estado cumpra seu papel com maior eficiência, e possibilita a redução no índice de crimes, como furtos, roubos e latrocínios".
Camilo destacou o papel da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na institucionalização da medida. "Foi implantado em 2009 com apoio de diversos policiais que estudaram a medida, mas não era institucionalizado e a Alesp fez esse papel, respaldou legalmente para que a comunidade tivesse mais confiança no programa e a partir de então virou uma diretriz interna da Polícia Militar como uma forma de prevenção criminal", disse.
Notícias relacionadas
- Lei aprovada pela Alesp, rota cicloturística Márcia Prado deve ter obras concluídas em 2023
- Após aprovação da Alesp, lei que acaba com desconto previdenciário de aposentados e pensionistas do Estado é sancionada
- Lei que institui política estadual sobre drogas completa três anos em São Paulo
- Lei aprovada pela Alesp para atração de investimentos turísticos no Estado completa um ano
- Aprovada pela Alesp, lei estadual de combate a intolerância religiosa completa um ano
- Após aprovação da Alesp, lei que possibilita transferir terras do governo em definitivo para assentados rurais é sancionada
- Após aprovação da Alesp, artigos do Código Paulista de Defesa da Mulher são regulamentados
- Lei criada na Alesp incentiva campanhas de combate à violência doméstica durante todo o mês de março
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações