Lei que institui política estadual sobre drogas completa três anos em São Paulo
09/06/2022 14:50 | Lei estadual | Matheus Batista

Voltada para ações de educação e segurança contra o uso de drogas, a Política Estadual sobre Drogas, aprovada em 2019 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, completa três anos em vigor.
A legislação, de autoria do deputado Heni Ozi Cukier (Podemos), referenda a lei federal de mesmo tema e regulamenta no âmbito do Estado ações de prevenção e reabilitação social, bem como o combate ao tráfico de drogas ilícitas em São Paulo.
Dentre as diretrizes da Lei 17.183/19, está o fortalecimento de protocolos assistenciais para o tratamento de usuários, a integração e a regionalização das ações do poder público e a promoção de oportunidades de capacitação e reinserção dessa população na sociedade.
"É uma lei que disciplina os conceitos muito importantes para quem trabalha com prevenção e repressão, e está muito em linha com o que diz a Organização Mundial da Saúde", afirmou o delegado do Departamento de Investigações sobre Narcóticos da Polícia Civil (Denarc), Carlos Afonso da Silva.
O documento também coloca como uma de suas diretrizes o desenvolvimento de ações coordenadas de fiscalização do cumprimento da legislação referente as drogas no Estado.
Uso de drogas
A política estadual foi criada em um momento em que a comunidade cientifica alertava para o uso crescente dessas substâncias entre a população mundial. O Relatório Mundial sobre Drogas, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em 2021, mostrou que cerca de 275 milhões de pessoas ao redor do mundo usaram drogas no último ano.
No Brasil, o último levantamento divulgado pela Fiocruz em 2019 mostrou que a substância ilícita mais consumida no Brasil é a maconha, da qual 7,7% dos brasileiros de 12 a 65 anos afirmaram já terem feito o uso ao menos uma vez na vida. Em seguida vem a cocaína, que 3,1% afirmam já terem usado, e o crack, do qual 0,9% dos pesquisados afirmaram terem feito uso.
Segundo as Nações Unidas, entre 2010 e 2019, o número de usuários aumentou 22%, e as projeções atuais sugerem um aumento de 11% até 2030.
Ações
O Estado de São Paulo mantém programas assistenciais para atendimento da população dependente química e ações educacionais de prevenção ao uso de drogas.
Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, o programa Recomeço oferece apoio socioassistencial, tratamento de saúde e qualificação profissional, a fim de tratar e reinserir pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas ilícitas.
No ano passado, o governo estadual autorizou o repasse de R$ 26 milhões para o programa, que conta com 55 comunidades terapêuticas e 9 unidades de repúblicas, espalhadas por todo território paulista.
Também aprovada pela Alesp em 2019, a Lei 17.171/19, proposta pelo deputado Rodrigo Gambale (Podemos), determina que todas as escolas estaduais de ensino fundamental e médio apresentem o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
Criado em 1992, o Proerd é um programa de conscientização mantido pela Polícia Militar para educação primária sobre as drogas para estudantes da educação básica, presente hoje em todos os estados do país.
Para o delegado Carlos Afonso, a Política sobre Drogas permite a ampliação de programas educacionais como o Proerd. "Nós precisamos da prevenção e através dela explicar o que acontece quando uma pessoa usa drogas. Essa lei estadual possibilita a veiculação de melhores informações", afirmou.
Notícias relacionadas
- Lei aprovada pela Alesp, rota cicloturística Márcia Prado deve ter obras concluídas em 2023
- Após aprovação da Alesp, lei que acaba com desconto previdenciário de aposentados e pensionistas do Estado é sancionada
- Lei aprovada pela Alesp para atração de investimentos turísticos no Estado completa um ano
- Aprovada pela Alesp, lei estadual de combate a intolerância religiosa completa um ano
- Após aprovação da Alesp, lei que possibilita transferir terras do governo em definitivo para assentados rurais é sancionada
- Após aprovação da Alesp, artigos do Código Paulista de Defesa da Mulher são regulamentados
- Lei criada na Alesp incentiva campanhas de combate à violência doméstica durante todo o mês de março
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações