Lei aprovada pela Alesp, rota cicloturística Márcia Prado deve ter obras concluídas em 2023
07/12/2022 17:17 | Lei estadual | Matheus Batista

Antiga reivindicação de ciclistas do Estado, a rota cicloturística Márcia Prado, transformada em lei em 2018, após aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deve finalmente receber obras de implementação. O projeto, que prevê a construção de ciclovias para garantir a ligação da cidade de São Paulo a Santos, está com a entrega prevista para outubro de 2023.
O contrato entre a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e a concessionária responsável pela Rodovia dos Imigrantes (SP-160), que receberá as obras, foi publicado no Diário Oficial do dia 4 de outubro.
De acordo com a publicação, serão construídas ciclovias e passarelas de acesso para os ciclistas que descem a região conhecida como Serra do Mar, com destino ao litoral paulista, entre os quilômetros 38 e 42 da Imigrantes.
Segundo a concessionária responsável pela via, as obras proporcionarão maior segurança viária aos ciclistas que acessam o trecho com destino ao litoral, possibilitando a segregação do trânsito das bicicletas e do tráfego na rodovia. O prazo para finalização das obras é de 12 meses, o que deve ocorrer em outubro de 2023.
"O projeto foi autorizado pela Artesp e agora haverá uma readequação do trecho para garantir a segurança dos ciclistas", afirmou o secretário de Estado de Transportes, João Octaviano Neto, durante reunião com a Comissão de Transportes e Comunicações da Alesp.
Márcia Prado
Márcia Prado, que dá nome à rota, foi uma cicloativista morta em 2009 depois de ser atropelada em plena Avenida Paulista. Após o acidente, ela se tornou símbolo na luta por direitos e por mais segurança para ciclistas do Estado de São Paulo.
A ideia de dar o nome da ciclista para a rota partiu de outros cicloativistas que participavam com ela do movimento "Bicicletada". Em janeiro de 2009, um grupo de 15 ciclistas fizeram o mapeamento e sinalização do trajeto até o litoral, entre os ciclistas estava a Márcia Prado que 3 dias após esse pedal foi atropelada na Capital paulista, posteriormente o trajeto mapeado por ela foi batizado com seu nome.
Presidente do Instituto BRCiclos e um dos criadores da rota, Andre Pasqualini contou que o mapeamento do trajeto foi feito para buscar maior segurança para quem sai de São Paulo com direção ao litoral.
"Nunca tivemos um acesso ao litoral para quem anda de bicicleta, e o problema era o grande número de ciclistas pelos acostamentos. Por isso pensamos na melhor rota que usasse o mínimo possível da Imigrantes", disse. O grupo passou então a fazer o percurso e buscar apoio do Estado na adequação do trajeto para os ciclistas.
Segundo Pasqualini, hoje a principal reivindicação de quem faz a rota é que o projeto aprovado pela Artesp contemple todo o percurso com segurança e pontos de apoio, e que não onere o ciclista que opte pelo trajeto. "Como foi uma conquista dos ciclistas, essa estrutura não pode ser cobrada", afirmou.
Lei
Com a pressão popular de ciclistas de todo o Estado, os parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovaram, em 2018, o projeto de autoria do ex-deputado Davi Zaia que deu origem a Lei 16.748/18, que instituiu a rota Márcia Prado.
"É importante que os deputados se debrucem sobre essa matéria, que entrem em contato com ONGs de ciclistas e que todos os projetos tenham a participação desses ciclistas", completou Pasqualini.
Notícias relacionadas
- Após aprovação da Alesp, lei que acaba com desconto previdenciário de aposentados e pensionistas do Estado é sancionada
- Lei que institui política estadual sobre drogas completa três anos em São Paulo
- Lei aprovada pela Alesp para atração de investimentos turísticos no Estado completa um ano
- Aprovada pela Alesp, lei estadual de combate a intolerância religiosa completa um ano
- Após aprovação da Alesp, lei que possibilita transferir terras do governo em definitivo para assentados rurais é sancionada
- Após aprovação da Alesp, artigos do Código Paulista de Defesa da Mulher são regulamentados
- Lei criada na Alesp incentiva campanhas de combate à violência doméstica durante todo o mês de março
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações