Botão do socorro agiliza atendimento a mulheres vítimas de violência


27/05/2019 13:33 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Coimbra

Compartilhar:

Tenente Coimbra <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234745.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Tenente Coimbra é autor de projeto de lei que cria um botão de socorro para agilizar o atendimento a mulheres que se sintam ameaçadas ou estejam sendo vítimas de violência.

O dispositivo pode ser acionado por meio de um aplicativo gratuito baixado no celular das mulheres. Para usar, explicou Coimbra, basta que a usuária preencha um cadastro com o seu CPF. De acordo com o projeto, o aplicativo seria desenvolvido e gerenciado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Em caso de perigo, o acionamento envia um sinal de GPS com a localização da vítima para uma central de monitoramento, que então acionará a viatura da Polícia Militar ou da Guarda Civil Metropolitana mais próxima ao local do chamado. Desta forma, seria possível interromper ou até mesmo impedir a ameaça ou agressão de maneira mais ágil.

Além do botão do socorro, o aplicativo teria a função de registro de denúncias. Isso permitiria que fosse formado um banco de dados que poderá ser utilizado pelas Delegacias de Defesa da Mulher como um mecanismo de auxílio nas investigações e também na elaboração de políticas públicas voltadas para o combate à violência contra a mulher.

"A ideia do aplicativo é criar um novo mecanismo para proteção de mulheres vítimas de violência. A meta é fornecer um meio mais rápido, seguro e que facilite a denúncia, com o intuito de coibir esse tipo de violência no Estado", argumentou o legislador.


alesp