CPI da Venda de Animais elege presidente, vice e escolhe relator


09/05/2019 16:14 | Reunião | Isabella Tuma - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Parlamentares na CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233836.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bruno Ganem eleito presidente da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233837.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caio França eleito vice-presidente da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233838.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233839.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI Venda de Animais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233840.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que trata da vendas de animais elegeu, nesta quinta-feira (9/5), Bruno Ganem (PODE) presidente e Caio França (PSB)vice-presidente.

Ganem disse que os parlamentares já possuem um plano de trabalho a ser seguido e que a comissão pretende trazer pessoas que militam pela causa, além de rpresentantes de órgãos que realizam esse tipo de trabalho, como a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa). O deputado comentou que a CPI deve, além de apresentar o relatório final dos trabalhos, perseguir problemas similares: "sabemos dos problemas e dos abusos que acontecem em muitos canis, sejam eles clandestinos ou não. Inclusive, já vimos casos de canis que, apesar de considerados regulares, se mostraram um verdadeiros caos para os animais. Minha motivação é ir para a rua, visitar esses canis, Espero contar com a participação dos demais membros da frente para isso."

Caio França pronunciou-se sobre a demanda de engajamento dos membros da comissão: "além de a sociedade debater muito esse tema atualmente, São Paulo está na vanguarda da causa, então acho que a CPI veio em boa hora".

Como relator, foi indicado o deputado Delegado Bruno Lima (PSL), que reforçou a importância da abrangência da CPI. Afirmou estar disposto a ir atrás de resultados práticos, além do relatório final: "queremos discutir políticas públicas para a proteção dos animais, inclusive a legalidade e a moralidade de questões como criação e venda. Presenciei em meus anos de polícia inúmeros casos de maus tratos e isso tem que parar. Tentaremos limitar ou até extinguir a venda de animais".

A CPI deverá reunir-se às quintas-feiras, às 11h. O prazo para a finalização das investigações é de cento e vinte dias, com a possibilidade de extensão para cento e oitenta dias.

A reunião foi presidida pela deputada Maria Lúcia Amary e estiveram presentes, além dos citados, os deputados Isa Penna e Jorge Wilson Xerife do Consumidor.


alesp